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Observatório das Artes

Bem-vindo ao Observatório das Artes do Instituto Federal do Paraná

O Observatório das Artes do IFPR consiste em um espaço virtual, elaborado para divulgação tanto das atividades artísticas e culturais, como outros assuntos relacionados a Arte e a Cultura, proporcionando um resgate histórico que contribuirá para que as ações sejam compartilhadas, desenvolvendo assim um olhar  – sensível, estético, criativo – e a reflexão sobre sua própria identidade, seus valores e os conhecimentos construídos na Educação Profissional e Tecnológica, bem como, estimulando a formação de mediadores culturais capazes de fomentar e planejar projetos artísticos e culturais.

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Agentes Culturais

No IFPR os agentes culturais são aqueles que promovem, divulgam, fomentam a cultura de modo geral dentro e fora dos campi. São aqueles que produzem e gerenciam a cultura local buscando sempre relações com a regional e proximidades com a global.

O trabalho do agente cultural impulsiona as potencialidades econômicas, sociais, turísticas e ajuda a formar espaços de sociabilidade na cidade.

O papel do agente cultural estende-se para além da simples realização de atividades, espetáculos ou exposições. Ele é, antes de mais nada, um dinamizador das potencialidades culturais da comunidade onde atua. Isto significa que atua como incentivador, socializador e mobilizador das experiências dos grupos culturais locais.

O agente cultural é portador e organizador da memória coletiva, a partir de uma percepção do tempo cultural, e sua função é impulsionar as práticas culturais democráticas, abrindo os espaços públicos para as comunidades.

A escola é um espaço possível para Ações Culturais podendo tornar-se um equipamento cultural e os professores possíveis Agentes Culturais.

Professores de Arte, Agentes e Pesquisadores nos Campi

Passe o mouse sobre as cidades para ver:

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Calendário de Eventos


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Cursos Ofertados na Área

Cursos Técnicos Integrados

Eixo Tecnológico: Cultura e Design

Tempo de duração do curso: 3 anos

Participa de equipes de produção de fotografias, utilizando recursos tecnológicos e de linguagem. Atua na montagem do estúdio e preparação dos equipamentos para a produção fotográfica, respeitando as condições de iluminação. Efetua a correção técnica e o tratamento de imagens. Restaura e digitaliza acervos fotográficos. Trabalha com venda, assistência técnica e manutenção de equipamentos fotográficos e insumos.

Tempo de duração do curso: 4 anos

O profissional formado no Curso Técnico em Produção de Moda poderá trabalhar em empresas de desenvolvimento de produtos, indústria de confecção do vestuário, lojas, estúdios e na prestação de serviços como autônomo.

Dependendo do seu local de trabalho, poderá ter as seguintes atribuições:

Coordenação da montagem de ambientes para divulgação da moda, estabelecendo uma relação direta entre produto e consumidor por intermédio de catálogos, desfiles e meios de comunicação em geral; Pesquisa de tendências de moda, de mercado e de lançamentos para construção dos estilos e sua composição visual;

Composição de looks direcionados para produção publicitária, vitrines, exposições, desfiles, entre outros tipos de apresentação pública de estilo.

Cursos Técnicos Subsequentes

Realiza e apoia atividades ligadas à criação em teatro, cinema, áudio e vídeo, podendo atuar como ator, radioator, dublador, dublê, cenotécnico, bonequeiro, contrarregra, assistente de palco e de produção. Emprega métodos, técnicas e recursos de improvisação, atuação e normas de preparação corporal em espaços cênicos, como formas de expressão corporal e de imagens.

Tempo de duração do curso: 18 meses

Colabora na captação de imagem e som, na ambientação, operação de equipamentos, por intermédio de recursos, linguagem e tecnologia dentro dos padrões técnicos dos diferentes meios de comunicação. Colabora na investigação e utilização de novas tecnologias relacionadas com linguagem, tratamento acústico e de imagem, luminosidade, animação. Prepara material audiovisual. Elabora fichas técnicas, mapas de programação, distribuição, veiculação dos produtos e serviços de comunicação.

Tempo de duração do curso: 18 meses

Participa de equipes de produção de fotografias, utilizando recursos tecnológicos e de linguagem. Atua na montagem do estúdio e preparação dos equipamentos para a produção fotográfica, respeitando as condições de iluminação. Efetua a correção técnica e o tratamento de imagens. Restaura e digitaliza acervos fotográficos. Trabalha com venda, assistência técnica e manutenção de equipamentos fotográficos e insumos.

Cursos Superiores

Tempo de duração do curso: 4 anos

O Curso de Licenciatura em Artes tem como objetivo possibilitar a construção de uma sólida fundamentação nas linguagens artísticas, com bases históricas, sociológicas, antropológicas e filosóficas. A isto se integraria uma formação com base na pesquisa, na experimentação de novas práticas artísticas e na investigação do ensino. O licenciado em Artes deverá ser capaz de explorar o campo da ciência da arte, com possibilidades de desenvolvimento da prática profissional eficiente como docente da educação básica.

Especialização

Objetiva capacitar os profissionais que atuam com Educação Musical para a Educação Básica, promovendo uma formação articulada à realidade do mundo do trabalho, à ação pedagógica e à base tecnológica de sua área de conhecimento, com vistas a desenvolver uma educação de qualidade, com capacidade para atuar na elaboração de estratégias, no estabelecimento de formas criativas das atividades de ensino e aprendizagem e de prever pró-ativamente as condições necessárias e as alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da Especialização em Educação Musical para a Educação Básica, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas.

Cursos Formação inicial e Continuada (FIC)

Tempo de duração do curso: 12 meses

O profissional formado nesse curso poderá planejar, fomentar, promover, ações culturais e artísticas. Atuando na idealização, produção, veiculação, financiamento, captação de recursos, prestação de contas e etc. para a produção executiva de espetáculo artístico ou ação cultural em equipamentos culturais do município.

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Artigos, Livros, Publicações e Estudos sobre Arte e Cultura

Definição de Arte e Cultura: Tanto Arte como Cultura são conceitos que sofrem mudanças constantemente, por esse motivo difíceis de definí-los, somente o conceito de Natureza seria mais complexo nos dias de hoje. É preciso muitas vezes definir um campo de onde falamos por exemplo a antropologia ou a Estética para definir com maior proximidade esses termos. No IFPR entendemos Arte e Cultura como campos do sensível e do humano. Áreas complementares do fazer e pensar humano aliado a tecnologias e ao trabalho. Cultura significa cultivo, cuidar, que é ativo, daquilo que cresce naturalmente, o termo sugere uma dialética entre o artificial e o natural, entre o que fazemos ao mundo e o que o mundo nos faz.

Linguagens artísticas: Na contemporaneidade as linguagens institucionalizadas são quatro: artes visuais, teatro, música e dança, no entanto se ampliarmos o foco enxergaremos hibridismos permeando umas as outras, tais como a performance e o audiovisual. A formação estética dada pela mídia massifica as elaborações humanas, os espaços educacionais tem o papel de singularizar e valorizar as diferentes formas de produção e apropriação da arte.

Colaboração: Prof.ª Katyuscia Sosnowski (Campus Coronel Vivida)

Sugestões de literatura:

CANCLINI, Néstor García. Latino-Americanos à procura de um lugar neste século. Trad. Sérgio Molina, São Paulo: Iluminuras, 2008.

DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura .trad. Sandra Castello Branco. 2ª ed. São Paulo:Editora Unesp. 2011.

EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In:
GUINSBURG, Jacó; BARBOSA, Ana Mae (Org.) O pós-modernismo. São Paulo:
Perspectiva, p. 173- 188. 2005.

FRITZEN,Celdon; MOREIRA,Janine. Educação e Arte : As Linguagens Artísticas na Formação Humana. Editora: Papirus, Campinas SP, 2008.

HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: Proposta para uma nova narrativa educacional. Editora Mediação. Porto Alegre 2007.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense: 1988.

PASSOS, Juliana Cunha. Arte como discurso ou a discursividade nas linguagens artísticas. Revista Cena em movimento n 2. pp.1-17.2011.

Legislação:

Educação Básica

Diretrizes para a Educação Básica

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Diretrizes por Curso:

Artes Visuais

Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais, bacharelado e licenciatura.

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e dá outras providências.

Dança

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,

Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança e dá outras providências.

Design

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,

Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design, e dá outras providências.

Música

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,

Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências.

Teatro

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências.

Links Úteis:

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Projetos de Pesquisa

O Observatório das Artes será uma ferramenta com atualização permanente, sendo ampliados os itens de sua composição para utilização no âmbito institucional, bem como espera-se a participação dos professores de artes, agentes culturais e pesquisadores na área de Arte e Cultura, inserindo assim novas informações a serem compartilhadas, demonstrando a produção artística e institucional do IFPR.

A primeira coleta de dados referente aos Projetos de Pesquisa realizados no IFPR, entre os anos de 2010 a 2016 foi realizada pela extração de dados da  Plataforma Stela Experta, com arquivo gerado em 13/12/2016, sendo a última atualização dos CV-Lattes na Plataforma em 05/12/2016.

Durante o ano de 2017, a coleta foi realizada, com utilização de Formulário Eletrônico disponibilizado para os professores de artes inserirem dados referentes aos projetos realizados, em seus respectivos campus.

Em Junho de 2018, um novo formulário eletrônico foi compartilhado com os representantes dos NACs.

Aqueles que desejarem disponibilizar/atualizar informações de seus projetos de pesquisa no Observatório, podem preencher o formulário Me Cadastrar.

2018

Título do projeto Coordenador Campus
A emancipação da dissonância métrica: progressões métricas em composições de Igor Stravinsky Leandro Gumboski Paranaguá
Diálogos Interartes: O papel da literatura e da pintura na formação da identidade nacional a partir da produção artística da família Taunay em viagens pelo Brasil no século XX Priscila Giacomassi Colombo
Jacarezinho, qual é a tua Música? Adrio Schwingel Jacarezinho
O cenário do ensino da arte no IFPR Ligia Cristina Battezzati Curitiba
Repertório e estética: uma visão pedagógica Adrio Schwingel Jacarezinho

2017

Título do projeto Coordenador Campus
Arte e Cultura no IFPR : uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e Tecnológica Luciana Milcarek Campo Largo
Arte em linhas, retrato da tri fronteira Valdenir Ioti Barracão
ARTiculando: resgate da cultural local e construção da identidade Rosa Amélia Barbosa Astorga
As práticas corporais vivenciadas no tempo e espaço de lazer dos cidadões do litoral do Paraná Aline Tschoke Paranaguá
Construção de Recursos Didáticos Táteis para o Ensino-aprendizagem de Deficientes Visuais em Arte Gicielen Beatriz Retcheski União da Vitória
Corpo, complexidade e criação cênica: investigações sobre a integração voz-movimento. Antônio Marcelino Vicenti Rodrigues Jacarezinho
Estudos da Imagem e Processos de Aprendizagem Sonia Maria da Costa Mendes Ivaiporã
Experiências artísticas: possibilidades e desafios no contexto da educação tecnológica Rosa Amélia Barbosa Astorga
Intervenções de Educação Preventiva em prol da Diversidade Sexual Everton Ribeiro Jacarezinho
Núcleo de Direitos Humanos: Educação Preventiva e Diversidade Sexual Everton Ribeiro Jacarezinho
O herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacional Eliege Cristina Pepler Paranaguá
Processos de drama enquanto experiência: pesquisa-ação e contribuições na formação de professores para a prevenção da homofobia no espaço escolar Everton Ribeiro Jacarezinho
Relações de fronteira: Brasil e Argentina. Daniela Silvestrin Capanema

2016

Título do projeto Coordenador Campus
A arte de produzir documentários João Paulo Partala Colombo
A criação de novas metodologias para o ensino de música no ensino médio – por uma educação musical significativa e adequada a jovens. Rafael Augusto Michelato Telêmaco Borba
Arte Contemporânea Daniela Silvestrin Capanema
Arte e Cultura no IFPR : uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e Tecnológica Luciana Milcarek Campo Largo
Arte em linhas, retrato da tri fronteira Valdenir Ioti Barracão
As literaturas e as culturas africanas e afro-brasileiras: reflexões socioculturais e aspectos educacionais Celina de Oliveira Barbosa Gomes Assis Chateaubriand
Dança, cura e superação de limites Gicielen Beatriz Retcheski União da Vitória
Estudos da Imagem e Processos de Aprendizagem Sonia Maria da Costa Mendes Ivaiporã
Intervenções de Educação Preventiva em prol da Diversidade Sexual Everton Ribeiro Jacarezinho
Investigação acerca da formação de atores no teatro contemporâneo Everton Ribeiro Jacarezinho
Muralismo: Arte, Cultura e Pós-humanismo Magda Salete Vicini Palmas
Núcleo de Direitos Humanos: Educação Preventiva e Diversidade Sexual Everton Ribeiro Jacarezinho
O herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacional Eliege Cristina Pepler Paranaguá
Pesquisas Cromáticas Camilla Carpanezzi Colombo
Processos de drama enquanto experiência: pesquisa-ação e contribuições na formação de professores para a prevenção da homofobia no espaço escolar Everton Ribeiro Jacarezinho

2015

Título do projeto Coordenador Campus
A criação de novas metodologias para o ensino de música no ensino médio – por uma educação musical significativa e adequada a jovens. Rafael Augusto Michelato Telêmaco Borba
A Cultura Corporal no IFPR Paranaguá Aline Tschoke Paranaguá
A leitura de imagens nas aulas de espanhol: um diálogo entre artes visuais, língua e cultura. Kelly Cristinna Frigo Telêmaco Borba
Dança, cura e superação de limites Gicielen Beatriz Retcheski União da Vitória
Estado de Infância : Uma dimensão filosófica e poética da vida Marcello Adriano Colavitto Goioerê
GIPHALTEC: Grupo de pesquisa em Arte, história e literatura no ensino técnico Mauricio Marcelino de Lima Ivaiporã
Intervalo Cultural Meire Pereira de Souza Ferrari Umuarama
Investigação acerca da formação de atores no teatro contemporâneo Everton Ribeiro Jacarezinho
Memória Fotográfica do IFPR Campus Umuarama Meire Pereira de Souza Ferrari Umuarama
O herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacional Eliege Cristina Pepler Paranaguá
Poesia Campeira no Cinema Susana Carla de Souza Ferraz Capanema
Processos de drama enquanto experiência: pesquisa-ação e contribuições na formação de professores para a prevenção da homofobia no espaço escolar Everton Ribeiro Jacarezinho
REBRINCAR – resgantando a cultura por meio de brinquedos e brincadeiras Elize Bertella Capanema

2014

Título do projeto Coordenador Campus
Arte e Reciclagem: mãos criativas, uma possibilidade de renda. Andressa Bilha Cruz Assis Chateaubriand
Cara branca, nariz vermelho: o palhaço na rua. José Francisco Quaresma Soares da Silva Jacarezinho
Estudo artístico da cultura pop japonesa Alexandre Chiarelli Paranaguá
GIPHALTEC: Grupo de pesquisa em Arte, história e literatura no ensino técnico Mauricio Marcelino de Lima Ivaiporã
Intervalo Cultural Meire Pereira de Souza Ferrari Umuarama
Literatura, história e sociedade no litoral do Paraná Antônio João Galvão de Souza Paranaguá
Memória Fotográfica do IFPR Campus Umuarama Meire Pereira de Souza Ferrari Umuarama
O herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacional Eliege Cristina Pepler Paranaguá

2013

Título do projeto Coordenador Campus
Cinema na Escola: um olhar crítico para a Sétima Arte Kátia Cristiane Kobus Novaes Assis Chateaubriand
Estudo artístico da cultura pop japonesa Alexandre Chiarelli Paranaguá
GIPE – Grupo Interdisciplinar De Pesquisas Em Cultura E Estética Latino Americana Mauricio Marcelino de Lima Ivaiporã
Hip-Hop e Religião na Perspectiva da Geografia Humana: Universos Culturais Unidos Pela Juventude Dalvani Fernandes Curitiba
I Seminário de Pesquisa em Teatro/Conexão Encena 2013 – PBIS – Curso Técnico de Nível Médio em Arte Dramática Larissa Miranda Júlio Jacarezinho
Literatura, história e sociedade no litoral do Paraná Antônio João Galvão de Souza Paranaguá
Memória Fotográfica do IFPR Campus Umuarama Meire Pereira de Souza Ferrari Umuarama
Nó(s) da cultura: patrimônio e imagem no litoral paranaense Patrícia Martins Paranaguá
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade Ana Maria Libório de Oliveira Foz do Iguaçu
Pano de boca: o avesso da criação teatral Larissa Miranda Júlio Jacarezinho
Revelando talentos e criatividade com desenhos José Francisco Quaresma Soares da Silva Jacarezinho

2012

Título do projeto Coordenador Campus
A valorização da Cultura do Litoral do Paraná por meio da Literatura Aline Renée Benigno dos Santos Paranaguá
Atividades Culturais: uma forma de enfatizar as Ciências Humanas, a interdisciplinaridade e a cultura no IFPR-Paranavaí Valeriê Cardoso Machado Paranavaí
Consciência e cultura histórica dos jovens alunos de cursos técnicos integrados do IFPR Campus Curitiba: um estudo de caso Denilson Roberto Schena Curitiba
GIPE – Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Cultura e Estética Latino Americana Mauricio Marcelino de Lima Ivaiporã
Leitura literária Rosana de Fátima Silveira Jammal Padilha Paranaguá

2011

Título do projeto Coordenador Campus
As necessidades e fragilidades apresentadas pelos professores da educação básica que atuam com o Ensino de Arte em Palmas e Região Cristine Roberta Piassetta Xavier Curitiba
Caiçaras (in)visíveis: mulheres escritoras do litoral paranaense Joyce Luciane Muzi Paranaguá

2010

Título do projeto Coordenador Campus
CineLab: Pesquisa de Pesquisa e Experimentação em Cinema e Imagens da Cultura Cynthia Leticia Schneider Curitiba

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Projetos de Extensão

O Observatório das Artes será uma ferramenta com atualização permanente, sendo ampliados os itens de sua composição para utilização no âmbito institucional, bem como espera-se a participação dos professores de artes, agentes culturais e pesquisadores na área de Arte e Cultura, inserindo assim novas informações a serem compartilhadas, demonstrando a produção artística e institucional do IFPR.
A primeira coleta de dados referente aos Projetos de Pesquisa realizados no IFPR, entre os anos de 2010 a 2016 foi realizada pela extração de dados da  Plataforma Stela Experta, com arquivo gerado em 13/12/2016, sendo a última atualização dos CV-Lattes na Plataforma em 05/12/2016.Durante o ano de 2017, a coleta foi realizada, com utilização de Formulário Eletrônico disponibilizado para os professores de artes inserirem dados referentes aos projetos realizados, em seus respectivos campus.

Em Junho de 2018, um novo formulário eletrônico foi compartilhado com os representantes dos NAC’s.

Aqueles que desejarem disponibilizar/atualizar informações de seus projetos de extensão no Observatório, podem preencher o formulário Me Cadastrar.

2018

Título do projeto Coordenador Campus
A arte de produzir documentários João Paulo Partala Colombo
A cultura corporal no IFPR Paranaguá: novas possibilidades de vivência no tempo e espaço de lazer dos alunos Aline Tschoke Paranaguá
Ateliê Livre (Artes Visuais) Camilla Carpanezzi Colombo
Biblioteca Infantil Camilla Carpanezzi Colombo
Caleidoscópio: as diversas expressões da Arte Ligia Cristina Battezzati Curitiba
Documentário: “O lapso: Interrupção da nossa história” João Paulo Partala Colombo
Memória e Cultura de Colombo Camilla Carpanezzi Colombo
Mulher e o mundo do trabalho Mirele Jacomel Colombo
Quartif Wilson Lemos Junior Curitiba
Teatro e Sociedade Marcello Adriano Colavitto Goioerê

2017

Título do projeto Coordenador Campus
Biblioteca Infantil Camilla Carpanezzi Colombo
Caleidoscópio: as diversas expressões da Arte Ligia Cristina Battezzati Curitiba
CompartilhArte Rosa Amélia Barbosa Astorga
Coral IFPR Paranaguá Leandro Gumboski Paranaguá
CorArte: Coral e arte, um desdobramento do CompartilhArte Rosa Amélia Barbosa Astorga
Dancif Ed Carlos da Silva Curitiba
Documentário: “O lapso: Interrupção da nossa história” João Paulo Partala Colombo
Estudos da Imagem e Processos de Aprendizagem Sonia Mendes Ivaiporã
IV Festival de Música Leandro Gumboski Paranaguá
Fotografia, arte e sociedade Leonardo Nickson da Silva Telêmaco Borba
Grupo de Hip Hop Flying Boys Crew Jefferson Araújo Moraes Pinhais
Grupo de Teatro Rave Theatre Jefferson Araújo Moraes Pinhais
I Mostra da Expressividade Everton Ribeiro Campo Largo
Música para Todos Adrio Schwingel Jacarezinho
Oficina de teatro para crianças da comunidade Jefferson Araújo Moraes Pinhais
Projeto Música: transformando vidas Ester Cristina Back Schulz Paranavaí
Quartif Wilson Lemos Junior Curitiba
Teatro e Sociedade Marcelo Adriano Colavitto Goioerê

2016

Título do projeto Coordenador Campus
“Eu, Ator” Daniela Silvestrin Capanema
Arte em Letras: mediação cultural e apropriação da informação Luciana Milcarek Campo Largo
Artevida: empoderando os artesãos de Coronel Vivida Katyuscia Sosnowski Coronel Vivida
Biblioteca Infantil Camilla Carpanezzi Colombo
Cinema em ação Elaine Teresa Mandelli Arns Paranaguá
CompartilhArte Rosa Amélia Barbosa Astorga
Coral IFPR Paranaguá Leandro Gumboski Paranaguá
Declama IF Leonardo Nickson da Silva Telêmaco Borba
Esportes intelectuais: como jogar, ensinar e organizar eventos de xadrez e damas na escola Valério Brusamolin Paranaguá
Estudos da Imagem e Processos de Aprendizagem Sonia Mendes Ivaiporã
Fotografia, arte e sociedade Leonardo Nickson da Silva Telêmaco Borba
Grupo de Teatro Rave Theatre Jefferson Araújo Moraes Pinhais
IF Cultural Filipe Marchioro Pfutzenreuter Palmas
IF Teatro Maria Cristina de Castro Pereira Umuarama
III Festival de Música Leandro Gumboski Paranaguá
Implantação do Setor Infantil da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – Sucursal Maracanã/Colombo Hermelinda Peixoto Pereira Martins Colombo
Máscaras da Commedia dell’Arte Marcelo Adriano Colavitto Avançado Goioerê
Música para Todos Adrio Schwingel Jacarezinho
Projeto Música: transformando vidas Ester Cristina Back Schulz Paranavaí
Quartif Wilson Lemos Junior Curitiba
Rádio na escola: Pesquisa histórica da música brasileira – divulgação da cultura musical na cidade de Jaguariaíva Ramon Martins Jaguariaíva
SUA – Sistema Único da Alegria Everton Ribeiro Jacarezinho
Um grito pelo respeito às diferenças: educação preventiva e diversidade sexual Everton Ribeiro Jacarezinho

2015

Título do projeto Coordenador Campus
Arte e Artesania no IFPR Katyuscia Sosnowski Coronel Vivida
Arte e Brincadeira na Praça Camilla Carpanezzi Colombo
Arte em Letras: mediação cultural e apropriação da informação Luciana Milcarek Campo Largo
Biblioteca Viva Jeferson Abílio da Silveira Jacarezinho
Capoeirando no IFPR: saberes e práticas corporais de um patrimônio cultural do Brasil e da humanidade Larissa Lopes Mellinger Curitiba
CompartilhArte Rosa Amélia Barbosa Astorga
Coral IFPR Paranaguá Leandro Gumboski Paranaguá
Fazendo Arte Leila Cleuri Pryjma Pitanga
Festa da Cultura IFPR Campus Paranaguá Eliege Cristina Pepler Paranaguá
Formação de Plateia: Cultura e Cidadania da Comunidade Jefferson Araujo Moraes Pinhais
Formação em Iniciação Teatral e As Máscaras da Commedia dell’Arte Marcelo Adriano Colavitto Goioerê
Grupo de Teatro Rave Theatre Jefferson Araújo Moraes Pinhais
Grupo Musical Institucional IFPR Felipe Augusto Gorla Assis Chateaubriand
IF Alegria Meire Pereira de Souza Ferrari Umuarama
IF Music Meire Pereira de Souza Ferrari Umuarama
IFPRádio: projeto mídia no Campus Curitiba Tatiana de Medeiros Canziani Paranaguá
Imagens da história: construção do passado e educação patrimonial a partir de imagens fotográficas de Palmas/PR Silvano Aparecido Redon Palmas
Literatura e Cultura no Ensino de Língua Inglesa: Integrando Saberes Kátia Cilene Silva Santos Conceição Palmas
Música para Todos Adrio Schwingel Jacarezinho
Noite da diversidade cultural: valorização da cultura indígena e quilombola Camila Garcia Salvador Sanches Palmas
Oficina de Teatro Máriam Trierveiler Pereira Umuarama
Oficinas de Música – práticas de conjunto Leandro Gumboski Paranaguá
Quartif Wilson Lemos Junior Curitiba
SUA – Sistema Único da Alegria Everton Ribeiro Jacarezinho
Teatro em Cena: reinventando nossa realidade Everton Ribeiro Jacarezinho

2014

Título do projeto Coordenador Campus
Arte e Reciclagem: mãos criativas, uma possibilidade de renda. Andressa Bilha Cruz Assis Chateaubriand
Arte, Cultura e Patrimônio: ações educativas complementares no processo de implantação do Museu de Goioerê Julyana Salette Biavatti Goioerê
Artes cênicas como alternativa para o desenvolvimento humano, social e cultural Ligia Cristina Battezzati Curitiba
Balaio Cultural – Cultura para Todos Meire Martoni Matheus Teixeira de Almeira / Geovanna Faganelli Martins Jacarezinho
Cara branca, nariz vermelho: o palhaço na rua Everton Ribeiro Jacarezinho
Cineclube Rio da Vila Eliege Cristina Pepler Paranaguá
Desenvolvimento de figurino para o Coral Pérolas de Goioerê Julyana Salette Biavatti Goioerê
Estudo artístico da cultura pop japonesa Alexandre Chiarelli Paranaguá
Histórias, Contos e “Causos” da região: a memória individual e coletiva da terceira idade na preservação da cultura e da história local Rafael Ribas Galvão Jacarezinho
Histórias, Contos e “Causos” da região: a memória individual e coletiva da terceira idade na preservação da cultura e da história local Everton Ribeiro Jacarezinho
IF Alegria Meire Pereira de Souza Ferrari Umuarama
IFPR MUSIC – Oficina de Bandas Mauricio Marcelino de Lima Ivaiporã
Leituras de literatura brasileira contemporânea Antônio João Galvão de Souza Paranaguá
Levantamento e registro da memória oral do movimento teatral do CAT, Conjunto Amadores de Teatro da cidade de Jacarezinho, Paraná Everton Ribeiro Jacarezinho
Música:transformando vidas Angela Fontana Marques Paranavaí
Quartif Wilson Lemos Junior Curitiba
Resgate da identidade e cultura dos Chateaubriandenses por meio de narrativas Michelli Cristiana Galli Assis Chateaubriand
SUA – Sistema Único da Alegria Everton Ribeiro Jacarezinho
Teatro em Cena: reinventando nossa realidade Everton Ribeiro Jacarezinho

2013

Título do projeto Coordenador Campus
Conhecimento, Cultura e Comunidade: Semana de Comemorações de 5 anos do IFPR Campus Paranaguá Juliana Regina Pretto Paranaguá
Dança de Salão Rodrigo Navarro Curitiba
Estudo artístico da cultura pop japonesa Alexandre Chiarelli Paranaguá
Etnodoc: patrimônio e imagem em foco Patrícia Martins Paranaguá
Festival de Música IFPR Campus Paranaguá Sergio Garcia dos Mártires Paranaguá
IF Music Meire Pereira de Souza Ferrari Umuarama
IFPR em Teatro Ivani Ferreira Paranaguá
Leituras de literatura brasileira contemporânea Antônio João Galvão de Souza Paranaguá
Oficina de Arte, Teatro e Reciclagem II Andressa Bilha Cruz Assis Chateaubriand
Projeto Cine Cultura Nayamim dos Santos Moscal Curitiba
Projetos Esportivos e Culturais no âmbito do IFPR/Paranavaí Antão Rodrigo Valentim Paranavaí
Quartif Wilson Lemos Junior Curitiba

2012

Título do projeto Coordenador Campus
396 sem Shakespeare Patricia de Lara Ramos Palmas
Dança de Salão Rodrigo Navarro Curitiba
Levantamento e registro da memória oral do movimento teatral do CAT, Conjunto Amadores de Teatro da cidade de Jacarezinho, Paraná. José Francisco Quaresma Soares da Silva Jacarezinho
Língua, literatura, cultura e gêneros discursivos Maria Cristina Ferreira Curitiba
O teatro como pedagogia e a pedagogia do teatro. Larissa Miranda Júlio Jacarezinho
Oficina de Arte e Reciclagem Andressa Bilha Cruz Assis Chateaubriand

2011

Título do projeto Coordenador Campus
Deusas do ventre Máriam Trierveiler Pereira Umuarama
I Ciclo de Estudos do IFPR/Palmas: cultura e educação na contemporaneidade Luiz Ney Todero Palmas
Intervalo Cultural Cristine Roberta Piassetta Xavier Curitiba
Leitura literária, interpretação e autoria em multimídia Rosana de Fátima Silveira Jammal Padilha Paranaguá
Mestre das Artes Máriam Trierveiler Pereira Umuarama

2010

Título do projeto Coordenador Campus
Encontros de Cultura e Comunicação do IFPR Patrícia Meyer Curitiba
Faça Arte no IFPR Máriam Trierveiler Pereira Umuarama
IFPipoca Máriam Trierveiler Pereira Umuarama
Leitura literária, interpretação e autoria em multimídia Rosana de Fátima Silveira Jammal Padilha Paranaguá

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Políticas Institucionais de Cultura

Proeppi

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tem como objetivo o planejamento, a estruturação e o desenvolvimento das políticas de incentivo às atividades de extensão social e tecnológica, pesquisa científica e aplicada, inovação e propriedade intelectual e pós-graduação em toda rede formada pelos campi do IFPR.
E-mail: proepi@ifpr.edu.br

Diretoria de Extensão, Arte e Cultura

A Extensão é um processo educativo, cultural, político, social, inclusivo, científico e tecnológico que promove, de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, a interação entre o IFPR e a sociedade.

Resolução Nº 11 de 27 de Março de 2018 aprova o regulamento das atividades de extensão do IFPR.

No IFPR a Extensão se efetiva por meio das seguintes ações:

  • Programas;
  • Projetos;
  • Cursos;
  • Eventos;
  • Prestação de serviços;
  • Publicações.

E-mail: diext.proepi@ifpr.edu.br

 

Núcleos de Arte e Cultura ( NACs)

No I Encontro de Professores de artes do IFPR, que ocorreu em 31/08/2017 e 01/09/2017, na Casa da Cultura de Astorga, foi proposta a implantação do Núcleo Permanente de Arte e Cultura do IFPR;
No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2014/2018 (Revisão 2017/2018), aprovada pela Resolução nº 13 de 24/03/2017, nas Políticas de Cultura (pág. 68-71), foi proposta a criação de Núcleos de Cultura e Arte nos campi do IFPR;
No I Encontro de Arte e Cultura do IFPR, que ocorreu durante o VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR – VI SE2PIN, foi elaborada uma minuta de Regulamentação dos Núcleos de Arte e Cultura do IFPR – NACs;

Na Resolução nº 69 de 13/12/2017, o Conselho Superior do IFPR aprovou a regulamentação dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs) do IFPR.

Dispõe sobre a regulamentação dos Núcleos de Arte e Cultura ( NACs) do IFPR.

Portarias de criação dos NACs por Campi

Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2014/2018

É um instrumento de gestão que norteia a Instituição no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, seus objetivos estratégicos e as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações.
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Políticas Públicas de Cultura

Ministério da Cultura (MinC)

Foi criado por Decreto presidencial, em 1985, a partir do desmembramento do Ministério da Educação e Cultura. A partir de então, começaram a ser desenvolvidas ações específicas no reconhecimento da importância da cultura para a construção da identidade nacional.

O MinC desenvolve políticas de fomento e incentivo nas áreas de letras, artes, folclore e nas diversas formas de expressão da cultura nacional, bem como preserva o patrimônio histórico, arqueológico, artístico e nacional.

Metas do Plano Plurianual – PPA

Plano Nacional De Cultura (PNC)

O Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo (até 2020) voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Diversidade que se expressa em práticas, serviços e bens artísticos e culturais determinantes para o exercício da cidadania, a expressão simbólica e o desenvolvimento socioeconômico do País.
Metas Do Pano Nacional De Cultura ( Link: http://pnc.culturadigital.br/metas/)
Lista todas as metas do PNC, sua situação atual e o que está sendo feito para alcançá-la, entre outras informações.

Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL

O Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL – foi instituído por meio da Portaria Interministerial Nº 1.442, de 10 de agosto de 2006, pelos ministros da Cultura e da Educação. E, em 1º de setembro de 2011, foi instituído por meio do decreto Nº 7.559.
As diretrizes para uma política pública voltada à leitura e ao livro no Brasil (e, em particular, à biblioteca e à formação de mediadores), apresentadas neste Plano, levam em conta o papel de destaque que essas instâncias assumem no desenvolvimento social e da cidadania e nas transformações necessárias da sociedade para a construção de um projeto de nação com uma organização social mais justa. Elas têm por base a necessidade de formar uma sociedade leitora como condição essencial e decisiva para promover a inclusão social de milhões de brasileiros no que diz respeito a bens, serviços e cultura, garantindo-lhes uma vida digna e a estruturação de um país economicamente viável.

Secretaria de Estado da Cultura

Criada em 1979, a Secretaria de Estado da Cultura é o órgão da administração direta, responsável pela implantação e gerenciamento das políticas culturais do Paraná. Isso inclui a realização de projetos, estratégias e ações que reconheçam, valorizem, fomentem, incentivem, promovam, difundam e garantam a perpetuação dos bens culturais – materiais e imateriais do Estado.

Plano Estadual De Cultura – Pec-Pr

O objetivo do PEC-PR é assegurar o estabelecimento de um sistema de gestão pública participativa, acompanhamento e avaliação das políticas culturais, valorização, proteção e promoção do patrimônio e da diversidade cultural, acesso à produção e fruição da cultura em todos os municípios paranaenses, além da inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico.

Projeto de Lei do Plano Estadual da Cultura – 10/02/2017

Institui o Plano Estadual de Cultura do Paraná e dá outras providências.

Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura

O objetivo central do PELLL é assegurar e democratizar o acesso à leitura e ao livro, com base na compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos indispensáveis para a cidadania plena. O trabalho busca criar condições necessárias e apontar diretrizes para a execução de políticas, programas, projetos e ações continuadas por parte do Estado, em suas diferentes esferas de governo.

Espaços Culturais

Relação de espaços culturais disponibilizados pela Secretaria do Estado da Cultura.

Mapas Culturais

O Mapas Culturais substitui o antigo cadastro do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), porém com maior facilidade de uso, mais possibilidades de filtros de busca e integrado a outras bases de dados do MinC, como a Rede Cultura Viva, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e o Cadastro Nacional de Museus.
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