/ notícias / Observatório da Convivência IFPR está em fase de implantação

Observatório da Convivência IFPR está em fase de implantação

Publicado em

Com a percepção da necessidade de se realizar um diagnóstico e aperfeiçoamento do clima escolar dentro do IFPR, para todos os níveis de educação, teve início a implantação do projeto Observatório da Convivência, fruto de cooperação entre o Instituto e a UFPR.

Durante o Colégio de Dirigentes (Codir), realizado no dia 07 de agosto, em Curitiba, foi abordado, dentre outros temas, o projeto Observatório da Convivência.

Observatório da Convivência IFPR

Desde abril de 2019, a Pró-Reitoria de Ensino (Proens) do IFPR tem estudado e discutido formas de melhorar o clima escolar na instituição, tendo em vista, principalmente, demandas dos campi e de seus estudantes. Para tanto, foram realizadas reuniões para discutir práticas de combate à violência visando a uma cultura de paz. 

Nesse período, a instituição tomou conhecimento do projeto Conviver, da UFPR, que posteriormente foi apresentado em uma das edições do Café Pedagógico, bem como no XI Encontro sobre a Organização do trabalho Pedagógico no IFPR realizado em maio, em Campo Largo. Dando continuidade, teve início a parceria entre a UFPR e o IFPR, com a concretização do projeto institucional.

A partir daí, houve reunião com os campi do entorno sobre os principais desafios no IFPR e subsequente estruturação do projeto, cujo formulário-piloto já foi aplicado com estudantes do Campus Pinhais.

Em breve será realizada, em todos os campi, uma pesquisa para mapear o clima escolar. Para a organização na reitoria e nos campi, serão constituídas comissões central e locais.

As Etapas do Projeto 

O  Observatório da Convivência compõe-se de três etapas principais.

A primeira consiste na aplicação de um questionário para a coleta de dados nos campi; a segunda, na análise dos relatórios e devolutiva aos campi. A terceira se refere ao estudo e planejamento das ações decorrentes dessa análise. 

Essas ações são fundamentais, tendo em vista que não existem respostas simples para este problema social complexo, que se reflete na escola.

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo