Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR INSTITUTO FEDERAL Paraná
Início notícias Obras estão em andamento em 19 campi do IFPR

Obras estão em andamento em 19 campi do IFPR

Publicado em

Em contexto em que está sendo fundamental prestar contas para a sociedade em relação a importância da destinação de recursos para a Educação, o IFPR tem, em andamento, em todo o Paraná, 34 obras. São construções que consolidam a oferta de ensino nas 25 cidades em que o Instituto Federal está instalado no Estado.

A comunidade acadêmica de dezenove campi acompanha de perto o avanço de blocos didáticos, quadras esportivas, refeitórios e reformas – alguns, muito próximos de suas conclusões. Juntas, as obras em andamento representam um investimento de R$ 47 milhões.

A pulverização das obras pelo estado exige deslocamento constante da equipe de engenheiros e arquitetos da Diretoria de Infraestrutura, para verificação e fiscalização. “Das 34 obras em andamento, 32 projetos foram desenvolvidos pela Diretoria de Infraestrutura do IFPR, algo que não é comum nos outros órgãos da administração pública. Então, temos muito conhecimento sobre o conteúdo do projeto. Em caso de dúvidas, fica mais fácil recorrer a ele ou então ao autor dele, que está na mesa ao lado, para acompanhar a execução da obra”, explica o engenheiro Tiago Radaskievicz.

Dentre os serviços executados nos campi, estão a construção de Blocos Didáticos, Portais de Acesso, Laboratórios, Refeitórios, quadras descobertas e coberturas em quadras já existentes, além de reformas que vão promover o melhor uso de espaços que já estão em uso.

Obras vão beneficiar atividades de ensino, práticas esportivas e trazer revitalização aos campi

Os Blocos Didáticos são os tipos de obras mais executados, em dez localidades – Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Goioerê, Jaguariaíva, Londrina, Pinhais, Pitanga e União da Vitória. Os prédios dão espaços a salas de aula e outras dependências administrativas. Em Londrina, por exemplo, esta será a primeira edificação no terreno que dará espaço ao campus. Em Assis Chateaubriand e Pitanga, Laboratórios se somam a estrutura já existente, melhorando as condições de ensino dos estudantes. Os alunos do IFPR também comemoram a construção de Refeitórios em Curitiba, Palmas, Paranavaí e Umuarama.

Fotografia colorida em ambiente externo que mostra em primeiro plano as obras do Bloco Didático no Campus Avançado Goioerê.

Bloco Didático é uma das obras em andamento no Campus Avançado Goioerê

Se as atividades de ensino são beneficiadas com as obras, as atividades esportivas também recebem um incentivo extra com a construção de quadras descobertas em Astorga e Goioerê. Em Barracão, Capanema, Curitiba, Jaguariaíva e Pinhais, as quadras existentes recebem cobertura. E em Paranaguá e União da Vitória, a comunidade acadêmica assiste animada o crescimento das quadras padrão FNDE.

Melhorias em infraestrutura podem ser verificadas em Barracão e Coronel Vivida, com a construção de Portais de Entrada. Reformas pontuais em Barracão, Curitiba e Foz do Iguaçu e um projeto de urbanização no Campus Umuarama tratam de deixar a estrutura já existente melhor. Em Palmas, também são conduzidas obras que visam promover a acessibilidade nos blocos já existentes.

Em Curitiba, melhorias para Diretoria de EaD e futura sede da Reitoria

Além das obras no campus Curitiba, a capital do Paraná tem outras duas em andamento. O prédio que abriga as dependências da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância, no bairro Guabirotuba, passa por reformas. No bairro Vila Oficinas, um prédio doado pela União também está sendo reformado para receber as unidades da Reitoria.

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo