O maior evento acadêmico do IFPR está chegando – Instituto Federal do Paraná

O maior evento acadêmico do IFPR está chegando

Entre os dias 23 e 26 de outubro, o IFPR realiza a sexta edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, o Se²pin. Neste ano, o Campus Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, é o anfitrião do evento. São esperadas delegações de todos os campi do IFPR.

São aguardados ainda os professores ligados aos 36 Institutos Federais que são polos do curso de Mestrado em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Esta é a primeira vez que o evento será aberto à visitação da comunidade. Estudantes da rede estadual e municipal do município de Pinhais, do próprio IFPR e também de outros Institutos Federais são bem-vindos.

Atividades Culturais e Artísticas, Oficinas e Sessões Temáticas

Assim como em anos anteriores, além de apresentar seus trabalhos na mostra de pôsteres e na Feira de Inovação Tecnológica (IFTech), os estudantes podem participar de Sessões Temáticas e Oficinas. A listagem das atividades que serão oferecidas estão disponíveis no site do Se²pin.

Mas não são apenas os projetos de extensão, ensino, pesquisa e inovação que movimentam o Se²pin. Toda a programação conta com momentos de descontração e encantamento promovidos pelas atividades artísticas e culturais. Propostas pelos campi, são 18 apresentações de artes visuais, dança, literatura, música e teatro. Para conhecê-las, acesse a página do Se²pin.

Eventos satélites

Além da programação científica e cultural do Se²pin, o evento reúne programações paralelas, os chamados eventos satélites. Um deles é a II Olimpíada de Robótica do IFPR, em que as equipes dos campi classificadas nas etapas locais e regionais disputam entre si em diferentes categorias. Por meio de uma parceria com o Salão de Robótica, o evento satélite contará também com uma Guerra de Robôs.

Outro evento satélite é o II Seminário de Alinhamento do Mestrado Profissional em Rede do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. “Temos uma dinâmica diferente este ano, pois contamos com momentos que enriquecem a programação. Um exemplo são os participantes do Seminário de Alinhamento do ProfEPT, que vão também ministrar palestras e participar de painéis relacionados ao Ensino Profissional e Tecnológico”, explica o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam.

O Se²pin também será palco do I Encontro de Arte e Cultura do IFPR, de uma reunião da Comissão de Extensão e da Comissão do Núcleo de Línguas do IFPR.

Consulte a programação

A programação prévia já está disponível para consulta na página do VI Se²pin.