Nota de esclarecimento: proferida sentença sobre Operação Sinapse – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Nota de esclarecimento: proferida sentença sobre Operação Sinapse

Publicado em

Copiado!

Foi proferida na segunda-feira (7), pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, a sentença em primeira instância da ação penal  Nº. 5037410-53.2013.4.04.7000/PR, relacionada à Operação Sinapse, deflagrada pela Polícia Federal no mês de agosto de 2013.

A investigação apura condutas e responsabilidades relacionadas a suspeitas de irregularidades na execução de termos de parceria firmados entre a Diretoria de Educação a Distância do IFPR e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) nos anos de 2009, 2010 e 2011.  

O IFPR ainda não foi notificado formalmente da decisão pela Justiça Federal e deve se manifestar, neste processo ou a outros a ele relacionados, no momento oportuno. Da mesma forma, a instituição ainda não recebeu nenhuma notificação dos órgãos de controle e/ou assessoramento.

Porém, segundo informações publicizadas por veículos de comunicação, na sentença, 11 pessoas foram absolvidas em relação a todas as acusações – entre elas Pedro Antônio Bittencourt Pacheco, docente do Campus Curitiba, e Irineu Mario Colombo, reitor do IFPR à época da deflagração da Operação. Outras 16 foram condenadas, entre pessoas vinculadas às Oscips e ao IFPR.

Abaixo, estão disponíveis notícias e informações, publicadas na página do IFPR, a respeito da Operação Sinapse e a eventos a ela relacionados.

Informações relacionadas:

Topo