Minuta de portaria sobre atividade docente foi tema de reunião entre Reitoria e Sindicato – Instituto Federal do Paraná

Representantes do Sindiedutec estiveram novamente reunidos com o reitor Irineu Colombo e com pró-reitores na tarde da última terça-feira, dia 25 de setembro. A reunião abordou dois temas, a aprovação da criação do Consepe e Consap, no dia 17 de setembro, pelo Conselho Superior do IFPR e a minuta de portaria sobre a atividade docente que está em discussão junto ao Colégio de Dirigentes e, simultaneamente, nos câmpus por meio dos representantes do Sindiedutec nas unidades.

Consepe e Consap

Após a aprovação da memória da última reunião, realizada em 06 de setembro, o professor Nilton Brandão protestou em relação a aprovação, por unanimidade, pelo Conselho Superior do IFPR das resoluções que tratam do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho de Administração e Planejamento. Na opinião de Brandão, a discussão foi realizada “a revelia” do Sindiedutec.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Neide Alves, lembrou que o processo de implantação dos dois Conselhos já havia passado por consulta interna e estava com os relatores. Em seguida, o professor Joelson Juk, chefe de Gabinete do Reitor, discordou do posicionamento de protesto adotado pelo Sindicato, resgatando que após a consulta interna, a proposta aprovada por unanimidade no Conselho Superior contemplou uma composição paritária, e que é papel da entidade sindical promover a articulação necessária para eleger representantes nos conselhos. Destacou que todo o teor da resolução, assim como a composição, será testado na prática, mas que a criação dos Conselhos foi um avanço muito significativo “para a reflexão do ensino, pesquisa, extensão, inovação, planejamento e administração”. Apesar das ponderações, o presidente do Sindiedutec, professor Brandão, manteve seu protesto e afirmou que faltou tempo para a realização de um amplo debate político sobre a criação dos conselhos.

Atividade Docente

Antes de iniciar a discussão em relação ao conteúdo da minuta, o reitor Irineu Colombo esclareceu que quem irá definir o teor da portaria será o Colégio de Dirigentes. O reitor enfatizou que são os diretores gerais que conhecem o cotidiano de cada câmpus. Esclareceu também que a minuta se restringe as atividades relacionadas ao ensino e mais uma vez, foi enfático em defender as premissas, já estabelecidas na última reunião realizada com o Sindicato em 6 de setembro, são elas:

A minuta não revoga as duas resoluções;

O comparecimento do docente no câmpus para aulas e atividades de apoio ao ensino (orientação de Trabalho de Conclusão de Curso ou Atividades Complementares ou de bolsistas e atendimento ao aluno) é obrigatório e terá exigência de controle de presença.

As demais atividades, como Pesquisa, Extensão e Manutenção do ensino (ações didáticas do docente relacionadas ao estudo, planejamento, preparação, desenvolvimento e avaliação das aulas ministradas nos cursos e programas regulares do IFPR) não precisam ser obrigatoriamente realizadas nas dependências das unidades, porém serão discutidas métricas para acompanhamento e levantamento de indicadores para as referidas atividades.

O procedimento em relação a minuta foi mais uma vez esclarecido. Uma proposta inicial, após a última reunião, foi encaminhada ao representante indicado pelo Colégio de Dirigentes, professor Luiz Carlos Eckstein e para o presidente do Sindiedutec, professor Brandão. Ou seja, simultaneamente, a minuta está sendo trabalhada em duas frentes.

Durante a reunião, os representantes do Sindiedutec apresentaram as suas alterações a proposta, com base em uma sistematização das contribuições oriundas dos câmpus. O professor Luiz Carlos Eckstein acompanhou a leitura.

Não houve debate em relação ao teor do documento, entretanto, os presentes decidiram que as proposições dos representantes do Sindiedutec seriam encaminhadas para a Reitoria para que pudessem ser de conhecimento dos dirigentes dos câmpus.

Também foi definido que será solicitado aos diretores gerais que realizem discussões junto aos docentes, promovendo amplo debate sobre a questão. O professor Ezequiel Westphal, pró-reitor de Ensino, destacou que a minuta também será discutida junto as equipes pedagógicas em evento promovido pela Proens, a ser realizado entre 29 e 31 de outubro, em Jacarezinho. Em síntese, a portaria não será concluída pelo Colégio de Dirigentes antes da realização dos debates nas unidades e da reflexão das equipes pedagógicas.

Confira as fotos da reunião no Facebook