Metodologia de gestão de transportes do IFPR é uma das mais eficientes entre as instituições federais de ensino do Paraná – Instituto Federal do Paraná

Administração

A Controladoria-Geral da União, com o objetivo de comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, realizou no Instituto Federal do Paraná uma análise em relação à gestão de transportes, no quesito locação de veículos durante o exercício de 2018.

A metodologia implantada no IFPR desde 2012 consiste na execução do serviço de transporte terceirizado com a locação de veículos com ou sem motoristas, cabendo ao IFPR à fiscalização e a gestão estratégica deste serviço.

Nos resultados da análise realizada pelo órgão de controle foi verificado que o modelo de contrato está adequado à demanda do IFPR e que o órgão tem realizado de forma eficiente sua fiscalização.

Segundo a CGU, o volume de uso do veículo é intenso, quase sempre ultrapassando a franquia mínima – o que é positivo, uma vez que o custo do quilômetro extra é bastante reduzido, o que demonstra a adequação do dimensionamento. Em comparação com o custo médio por quilômetro rodado em outras duas instituições de ensino federais no Paraná, o custo do IFPR se mostrou inferior.

O relatório destaca ainda que as documentações apresentadas pelo IFPR demonstram a existência do controle de uso do veículo e a realização da fiscalização, não sendo identificadas divergências materiais.

Em outra análise é apontado que quando há intensidade no uso do veículo, o modelo de locação da frota se mostra mais vantajoso, por poder diluir os custos de manutenção e depreciação de forma mais eficiente. Neste contexto, entende-se que o modelo adotado pelo IFPR conseguiu otimizar a eficiência frente a demanda.

De acordo com o pró-reitor de Administração, Carlos Zanatta, a análise da CGU corrobora o entendimento adotado nos últimos anos pela administração do IFPR com a utilização de veículos terceirizados. “Com base em um planejamento adequado das ações administrativas e o aprimoramento permanente de nossos contratos, podemos constatar que o modelo de locação de frota ora analisado favorece a governança, a transparência e a eficiência na gestão de transportes do órgão. O relatório ratifica o compromisso dos servidores que atuam nessa área de serviços e logística de todo o IFPR, evidenciando o controle e fiscalização no uso de nossos veículos”, destaca Zanatta.