Mestrados reiniciam suas atividades nos campi – Instituto Federal do Paraná

Mestrados reiniciam suas atividades nos campi

Os programas de mestrado do IFPR reiniciaram suas atividades

Em 05 de março, no auditório do Campus Curitiba, ocorreu o início do segundo semestre letivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (Profept) turma de 2017, seguido da aula inaugural “Apontamentos para uma concepção crítica da tecnologia com base para uma educação profissional e tecnológica emancipatória”, ministrada pelo professor da UTFPR, Domingos Leite, e acompanhada por alunos e docentes do programa, além de vários interessados na temática.

No dia seguinte, no laboratório do campus, houve um treinamento da plataforma de pesquisa Zotero, ministrado pela servidora Patrícia Teixeira.

“Em 2017, os resultados foram muito positivos, seja no aproveitamento dos alunos nas disciplinas ou no desempenho dos professores em sala”, comenta Leandro Rafael Pinto, coordenador do Profept do Campus Curitiba. Em agosto terão início as aulas da turma de 2018.

No Campus Umuarama, o início das aulas aconteceu no dia 09 de março, com as disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnologia de Produtos Naturais. “A aquisição de novos equipamentos para a linha de Tecnologia de Produtos Naturais e o convênio com novas instituições agregarão conhecimento científico, novas perspectivas e cenários promissores para pesquisa na pós-graduação”, comenta Otávio Sakai, coordenador do IFPR do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, que acontece em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“O segundo semestre de 2017 teve balanço positivo, pois tanto docentes como estudantes puderam vivenciar a interdisciplinaridade aplicada à Sustentabilidade de diferentes áreas do conhecimento”, finaliza Sakai.

No Campus Paranaguá, a entrada de alunos no Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade foi em julho de 2017, com a aula inaugural sendo realizada em setembro. Para 2018, a previsão da realização da aula inaugural é para o final do mês de agosto.

“Neste ano, vamos selecionar a segunda turma, com uma perspectiva de aumento do número de vagas. A cidade de Paranaguá e região precisavam de um mestrado, isto foi visto em 2017, com o número de inscrições no primeiro processo seletivo (cerca de 170), ressalta Mateus Gomes, coordenador do programa.