Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Certificação ENEM 2009

A Certificação do Ensino Médio com base no resultado do ENEM 2009 é uma possibilidade oferecida aos candidatos com idade mínima de 18 anos na data de realização da primeira prova do exame e que não concluíram o Ensino Médio. Os interessados podem obter certificação de conclusão ou declaração parcial de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio. A edição 2009 da Certificação do Ensino Médio através do ENEM é regulamentada pela Portaria Normativa MEC nº 4.

Quem pode solicitar a certificação?

O interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR deverá atender aos seguintes requisitos:

Com base em seus resultados, os interessados poderão obter:

Quais os documentos necessários para a solicitação?

Para solicitar a 1ª via da certificação do Ensino Médio com base no resultado do ENEM – 2009,  o requerente deverá entregar ao IFPR, ou encaminhar via correios, os seguintes documentos:

Observações:

Caso o requerente não tenha obtido toda a aprovação através do ENEM e tenha cursado parte do Ensino Médio em Escolas de Educação de Jovens e Adultos, o aluno deverá trazer o histórico escolar anterior para comprovar a conclusão do Ensino Médio.

 

Para solicitar a 2ª via da certificação do Ensino Médio com base no resultado do ENEM – 2009,  o requerente deverá entregar ao Câmpus Certificador do IFPR que emitiu o documento original, o Requerimento de 2ª via com justificativa (preenchido e assinado):

Local para solicitação

CGSA: Av Victor Ferreira do Amaral, 306, térreo, Tarumã, Curitiba-PR

Atendimento ao público:

Não é necessário apresentar comprovante de conclusão do Ensino Fundamental para requerer a certificação do Ensino Médio bem como não haverá cobrança de taxa para a solicitação da certificação com base no ENEM 2009.

Em quanto tempo recebo meu certificado?

Após o recebimento da documentação e tendo o interessado direito à certificação, o IFPR terá o prazo de até 30 (trinta) dias para a emissão dos documentos.