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Trancamento de Curso

DEFINIÇÃO

Entende-se por trancamento de curso a interrupção total das atividades escolares, por tempo determinado, a pedido do estudante. O estudante poderá realizar o trancamento de matrícula no curso técnico ou graduação que frequenta e demais atividades relacionadas a ele, por um período de tempo determinado, sem comprometimento de seu vínculo com a Instituição, mediante requerimento protocolado junto à Secretaria Acadêmica do Curso, com anuência da Coordenação de Curso e da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus.

O trancamento de matrícula no curso somente poderá ocorrer a partir do segundo período letivo, exceto nos casos previstos em Lei.

 

Não serão permitidos trancamentos de matrícula de cursos técnicos integrados ao ensino médio, exceto na modalidade PROEJA e de cursos com ofertas especiais ou esporádicas.

Os períodos de efetivo trancamento de curso não serão considerados para efeito de contagem de tempo para integralização curricular.

Ao estudante que solicitar o trancamento de curso, será dada ciência formalmente de que, por ocasião de seu retorno, será enquadrado na última matriz curricular do curso aprovada no CONSEPE.

 

TEMPO DE TRANCAMENTO

 

a) Cursos Técnicos:

O tempo máximo para trancamento de cursos técnicos deverá ser de 1 (um) ano ou 2 (dois) semestres, assim dispostos:

 

 

b) Cursos de Graduação:

O tempo máximo para trancamento de Cursos de Graduação é de dois anos ou quatro semestres, da seguinte forma:

 

Obervação:

Situações especiais que demandam tempo maior de trancamento serão analisadas pela Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus e, tendo seu parecer favorável, serão encaminhadas para o CONSEPE, para seu deferimento ou indeferimento.

Constituem situações especiais:

 

DOCUMENTOS

O aluno deverá comparecer à Secretaria Acadêmica do Câmpus e entregar:

 

 

PROCEDIMENTOS

 

Trancamento

A Secretaria Acadêmica do Câmpus receberá o pedido e conferirá a situação de matrícula do aluno, se ativa ou cancelada.  Tendo o aluno matrícula ativa e tendo este cumprido as formalidades, a Secretaria Acadêmica deferirá o pedido.

Após o deferimento do pedido, a Secretaria Acadêmica deverá:

  1.  Alterar a situação do aluno no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas);
  2. Anexar uma via de todos os documentos entregues pelo aluno em sua Pasta Individual do Aluno;

 

Destrancamento

  1. Decorrido o prazo de trancamento de curso, o estudante deverá requerer sua matrícula, durante o período previsto para matricula no calendário acadêmico vigente, mediante requerimento protocolado à Secretaria Acadêmica de seu Câmpus.
  2. A não realização da matrícula, após o término do trancamento, no prazo estabelecido em Calendário Acadêmico, caracterizará abandono de curso.
  3. A Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus, em conjunto com a coordenação do curso, deverá comunicar formalmente, à Secretaria Acadêmica, a opção curricular a qual o estudante deverá frequentar, em ficha de Adaptação Curricular, após seu retorno.

 

LEGISLAÇÃO BÁSICA

 

ARQUIVOS