Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Diplomas – Técnicos e Graduação (2ª Via – Reemissão)

DEFINIÇÃO

Diploma é o documento utilizado para a comprovação de estudos concluídos nos Cursos Técnicos de Nível Médio, Cursos de Graduação e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e doutorado, bem como para a outorga de honra ao mérito, como os títulos de Doutor Honoris Causa, Professor Emérito e Técnico Emérito.

A solicitação de reemissão de diplomas ou segunda via  poderá ser solicitada tanto pelo aluno quanto pela Secretaria Acadêmica do Câmpus, pelos seguintes motivos:

  1. Erro: quando a secretaria acadêmica ou o aluno constata algum erro no diploma;
  2. Extravio (Perda/roubo): quando o aluno declara perda ou roubo do diploma;
  3. Alteração de nome: quando de mudança de nome ou pelo dispositivo da Lei 12605/12 o requerente solicita nova emissão de diploma.

 

DOCUMENTOS 

Para a solicitação de Segunda via do diploma, devemos observar:

 

1. Erro (com posse do processo): quando o erro foi constatado pela Secretaria Acadêmica no momento da conferência e o processo de solicitação encontrar-se em sua posse,  a Secretaria deverá reter o diploma errado e solicitar para a DIRAC, em folha específica, a reemissão do diploma, justificando o motivo. Deverão ser anexadas à solicitação:

 

2. Erro (sem posse do processo original): quando o erro foi constatado pelo aluno ou pela Secretaria Acadêmica no ato da entrega ao aluno, a Secretaria deverá reter o diploma errado e solicitar para a DIRAC, em processo próprio, a 2ª via do diploma, justificando o motivo. Deverão ser anexados à solicitação:

 

3. Extravio: O aluno poderá solicitar a emissão da segunda via do diploma por motivo de perda ou roubo. Deverão ser anexados à solicitação:

 

4. Alteração de nome/Flexão de Gênero: quando houver alteração do nome do titulado ou for solicitada nova emissão com base na Lei 12.605/2012. Deverão ser anexados à solicitação:

 

 

PROCEDIMENTOS

Após a constatação do erro ou pedido de emissão de segunda via por parte do aluno, a Secretaria Acadêmica abrirá processo e encaminhará para a DIRAC.

 

 

Os prazos para a emissão de segunda via de diploma é o mesmo da primeira via.

A DIRAC é responsável por todo o processo de emissão e registro de diplomas de cursos técnicos de nível médio e de cursos de graduação dentro do IFPR.

 

 

LEGISLAÇÃO

 

 

 

ARQUIVOS

 

 

MAIS INFORMAÇÃO

Informações Gerais sobre Formatura e Diplomas podem ser acessadas aqui.

Outras informações podem ser obtidas com:

 

 

Diretoria de Registro e Acompanhamento Acadêmico

Conclusão de Curso e Diplomas
(41) 3595-7690
dirac.proens@ifpr.edu.br