Menu Institucional O Instituto Comissões Comissão de Ética no Uso de Animais

Comissão de Ética no Uso de Animais

Informações sobre CEUA IFPR.

Vídeo 1:

Para visualizar o vídeo com legenda clique em reproduzir o vídeo – detalhes – legendas – desativado – português – reproduzir automaticamente.

Vídeo 2:

O que é, Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA?

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Instituto Federal do Paraná é uma instância colegiada com abrangência institucional que tem por finalidade cumprir e fazer cumprir no âmbito de suas atribuições, de acordo com os Princípios Éticos na Experimentação Animal, determinado pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), disposto na Lei 11.794 de 2008.

Qual a base legal?

RESOLUÇÃO Nº 03 DE 23 DE JANEIRO DE 2017 – Aprova a criação da comissão de ética no uso de animais (CEUA) do Instituto Federal do Paraná.

Projetos que devem ser encaminhados ao CEUA

Todo projeto, aula prática ou atividade de extensão, desenvolvido por profissional de nível superior, graduado ou pós-graduado, vinculado ao IFPR, seja ensino ou pesquisa que envolva animais do Filo Chordatasubfilo Vertebrata, deve obrigatoriamente ter aprovação do CEUA, conforme Lei Federal Nº11.794 de outubro de 2008.

Membros designados pela portaria Reitor 1315/2017 – Portaria (Retificação 1541/2018 – Portaria)

Coordenador: Arcangelo Augusto Signor

Vice-coordenador: Paulo Antonio Cypriano Pereira

Secretária do CEUA: Débora Ribeiro dos Santos

Membros Titulares: Izabel Carolina Raittz Cavallet (Membro / Medicina Veterinária), Gisele Fernanda Mouro (Membro / Zootecnia), Bruno Erno Steckling (Membro / Medicina Veterinária), Fernanda Alves de Paiva (Membro / Zootecnia), Daniel Meneguello Limeira (Membro / Ciências Biológicas).

O CEUA – IFPR tem por competências:

I -Examinar previamente os protocolos que utilizarão animais, com base no ordenamento jurídico brasileiro e nos princípios éticos elaborados pelo  CFMV e CONCEA;;

II – Emitir parecer com lavra de: aprovado, com pendência, retirado e não aprovado sobre protocolos de ensino, pesquisa e extensão que envolva a utilização de animais;

E-mail: ceua@ifpr.edu.br

Contato: (41) 3595-7644