Técnicos – Instituto Federal do Paraná

Técnicos

Atualizado em

Copiado!

As Seleções para Cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e Concomitantes são coordenadas pela Pró-Reitoria de Ensino e realizada a cada ano, através de Edital Unificado de Seleção do IFPR.

 

VAGAS

O total das vagas ofertadas para cada curso e turma será disponibilizado da seguinte forma:

  • 60% (sessenta por cento) são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Esse percentual será distribuído da seguinte maneira:

 

a) 50% (cinquenta por cento) serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

.

b) 50% (cinquenta por cento) serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

  • 10% (dez por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos.
  • 5% (cinco por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados indígenas.
  • 5% (cinco por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos com deficiência.
  • 20% (vinte por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas à concorrência geral.

 

.

Qualquer dúvida sobre a seleção, entrar em contato com a Coordenadoria de Ingresso e Egresso da Pró-Reitoria de Ensino, através dos contatos abaixo.

.

Coordenadoria de Ingresso e Egresso

dirac.proens@ifpr.edu.br

(41) 3595-7689

 

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.