Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Home » Menu Acadêmico » Internacional » Bolsa CiCan/CONIF no Canadá

Bolsa CiCan/CONIF no Canadá

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o CICan (Colleges and Institutes Canada), está com seleção aberta para bolsas de estudos no Canadá a estudantes da Rede Federal.

edital da chamada pública 004/2018 prevê a seleção de um estudante de cada região do País, totalizando cinco vagas ofertadas por meio do Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil 2019-2020.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) poderá indicar um acadêmico de curso superior de tecnologia para concorrer à vaga destinada à região sul.

As inscrições para a pré-seleção estão sendo realizadas pela Assessoria de Relações Internacionais do IFPR e devem ser feitas até 4 de dezembro, exclusivamente por e-mail.

O estudante da instituição que obtiver melhor classificação, pelos critérios estabelecidos na chamada pública, será indicado para concorrer com os classificados das demais instituições da região.

A duração do intercâmbio será de 16 meses e inclui curso de idioma de seis meses (Inglês ou Francês), dois semestres de estudo de graduação com duração de oito meses e estágio profissional ou participação em projeto de pesquisa com duração de dois meses.

Requisitos – Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos superiores de tecnologia do IFPR, que tenham completado no mínimo dois semestres consecutivos, sem reprovação ou notas incompletas. Também é preciso ter coeficiente de rendimento maior ou igual a 70%.

O candidato selecionado precisará fazer um teste de proficiência em Inglês ou Francês, caso não possua um dos exames internacionais constantes no edital.

Além disso, no IFPR, na pré-seleção, os candidatos inscritos precisarão participar de uma entrevista em Inglês ou Francês, realizada pela Assessoria das Relações Internacionais.

Qualquer estudante pode participar da seleção, no entanto, será dada preferência para mulheres, negros, pardos, indígenas ou que possuam baixa renda.

Inscrições – É necessário enviar e-mail para internacional@ifpr.edu.br, anexando uma cópia de um documento pessoal com foto (RG ou CNH), uma cópia do histórico acadêmico recente e do currículo, além de uma cópia do resultado dos exames de proficiência aceitos na seleção, caso possua.

Também é necessário o envio de uma carta de intenção do candidato, em Inglês ou Francês, abrangendo sua apresentação, objetivos e a motivação para estudar no Canadá.

No e-mail para a Assessoria das Relações Internacionais também devem constar os seguintes anexos preenchidos e assinados:

– Ficha de inscrição (Anexo I);
– Declaração de compromisso, atestando que o candidato se compromete a voltar ao Brasil após o término do período de intercâmbio (Anexo II);
– Formulário de consentimento de informações pessoais e imagem (Anexo III);
– Documentos que comprovem a renda per capita da família (de acordo com as orientações do Anexo IV Renda Bolsas CICAN CANADA

A Reitoria e Assessoria Internacional do IFPR estão emitindo um informativo para os campi com detalhes da pré-seleção. Os editais e anexos também podem ser obtidos junto aos órgãos competentes dos campi.

A divulgação dos candidatos selecionados pelo Conif está prevista para até 19 de dezembro.