Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Cursos Técnicos

Os Cursos Técnicos de Nível Médio são caracterizados pelas formas de oferta Integrada, Concomitante, Subsequente e PROEJA.

Cursos Técnicos Integrados

São cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrados ao Ensino Médio. O curso é planejado de modo que o aluno conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica. Esta forma é oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental.

Nível de Escolaridade Exigida:  Ensino Fundamental completo
Forma de Ingresso: Processo Seletivo
Duração Média: 3 a 4 anos

Cursos Concomitantes

São cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio concomitantes ao Ensino Médio (realizado em outra escola). É oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental e esteja cursando o Ensino Médio. O estudante precisa estar matriculado pelo menos no segundo ano do Ensino Médio quando iniciar o curso concomitante, desde que não haja incompatibilidade de horário na oferta dos cursos.

Nível de Escolaridade Exigida: Ensino Médio incompleto (matriculados na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio)

Forma de Ingresso: Processo Seletivo
Duração Média: 1,5 a 2 anos

Cursos Subsequentes

São cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio voltados para os concluintes do ensino médio. É oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. Após concluído o curso, o aluno receberá diploma de técnico em nível técnico.

Nível de Escolaridade Exigida:  Ensino Médio completo
Forma de Ingresso: Processo Seletivo
Duração Média: 1,5 a 2 anos

Cursos PROEJA

São cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrados com o Ensino Médio sob a forma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso é planejado de modo que o aluno conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica. Esta forma é oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental e tenha mais de 18 anos.

Nível de Escolaridade Exigida: Ensino Fundamental completo

Idade exigida: alunos com mais de 18 anos (direcionados a candidatos que não concluíram o Ensino Médio)

Forma de Ingresso: Sorteio
Duração Média: de 3 a 3,5 anos