Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Assistência Estudantil

O que é a Assistência Estudantil?

É o conjunto de ações e programas, implantados pela Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (DAES) da Pró-Reitoria de Ensino (PROENS), voltados ao estudante, para garantir seu acesso, permanência e êxito no Instituto Federal do Paraná (IFPR).  Esses programas, em sua maioria, são voltados àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Entende-se que determinado indivíduo ou família encontra-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica quando é/foi submetido a processos de exclusão, discriminação ou enfraquecimento de seu grupo social, tendo sua capacidade de reação limitada e suas oportunidades para superação restritas. Tal situação é decorrente de desigualdade social e financeira, privação e/ou fragilização de vínculos de pertencimento social ou afetivo-relacionais.

São ofertados, por meio da Política de Assistência Estudantil do IFPR, programas que contemplam as seguintes áreas:

Para participação nos programas, são priorizados os estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, sendo que o principal indicador, sem prejuízo de outros fatores sociais e econômicos, é o critério de renda estabelecido legalmente em um (1) salário mínimo e meio per capita. Isto é, a renda total do núcleo familiar, dividida por seu número de membros, deve ser menor do que este valor indicado.

Gostaria de saber mais sobre as normas que embasam nossas ações? Você pode consultar a legislação do governo federal (Decreto n.° 7234/2010) ou as normativas institucionais (Resolução n.° 04/2010, Resolução n.° 64/2010, Resolução n.° 65/2010, Instrução Interna de Procedimentos n.° 20/2012).

Ficou em dúvida sobre em qual programa você se encaixa? Entre em contato com a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do seu câmpus!

As informações completas também estão disponíveis na Cartilha da Assistência Estudantil do IFPR (em .pdf).

 Algumas ações da Assistência Estudantil

A DAES também é responsável pelas questões de mobilidade estudantil, que envolvem os intercâmbios nacionais e internacionais. Atualmente, os intercâmbios têm ocorrido por meio do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, o qual busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira.

Uma das ações realizadas pela DAES, em conjunto com a Diretoria de Ensino Superior e Pós-Graduação (DESUP), foi o levantamento de materiais preparatórios para exames internacionais de língua estrangeira, com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de línguas no IFPR. Com isso, fez a solicitação de aquisição de 32 diferentes títulos, relacionados à língua inglesa, à língua espanhola e à língua francesa, visando à preparação dos estudantes para os referidos exames. No total, foram solicitados 4.284 livros, que serão entregues ao longo de 2014 aos câmpus.

Além disso, busca atender a todos os estudantes, no desenvolvimento das atividades culturais e de ensino. Nesse sentido, são realizadas ações como a distribuição de instrumentos musicais a todos os Câmpus,  com o objetivo de promover atividades de arte e de música como meio de educação e socialização, possibilitando a inclusão à prática instrumental e cultural.

A Assistência Estudantil estende-se a todos os estudantes. É a preocupação com o ensino, com o progresso do indivíduo, sua formação enquanto cidadão, para dar lhes subsídios qualitativos para a vida social, pessoal e profissional. O acompanhamento estudantil tem papel preponderante, pois assume o atendimento equiparado independentemente de condição social, econômica, raça, cor, credo, dentre as mais diversas formas de ser e pensar do ser humano. A Equipe Multidisciplinar, formada pelos: Pedagogos, Técnicos em Assuntos Educacionais, Psicólogos, Assistentes Sociais, Professores são agentes responsáveis por dar atendimento a cada estudante, notando suas dificuldades, estimulando as áreas de facilidade e interesse, fomentando suas capacidades intelectuais, físicas, motivando-os de forma a compreender a realidade do mundo pós-moderno, a importância do seu espaço na sociedade, e exaltando suas contribuições através de pesquisas, elaboração de projetos, etc.

A Assistência Estudantil é, também, voltada ao ouvir o estudante, suas propostas, seus anseios, angústias, projetos. A Equipe Multidisciplinar foi pensada a partir desse pressuposto, a fim de que o estudante sinta-se parte da instituição, importante no processo ensino-aprendizagem, capaz de realizar as atividades a ele destinadas e contribuir para seu êxito acadêmico, e assim, ao sair do Instituto Federal do Paraná, possa responder à sociedade o padrão de ensino a que teve, a que processos técnicos foi preparado, e a sua contribuição para o desenvolvimento de sua família, sociedade e de sua realização pessoal e profissional.