Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Instituto Federal do Paraná
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Atualizado em

Copiado!

Apresentação

Nos últimos anos é crescente a preocupação com a preservação ambiental, uma vez que a intervenção humana vem causando vários danos ambientais, tais como desmatamentos, alterações climáticas, perda da biodiversidade, poluição do solo, da água e do ar. Diante de tantos problemas e do aumento populacional, que tem levado à intensa exploração dos recursos ambientais, é iminente a tomada de decisões que visem o desenvolvimento sustentável, para que a extração dos recursos naturais seja feita de maneira racional, minimizando o impacto para o meio ambiente e os seres vivos.

No âmbito da Constituição Federal (BRASIL, 1988), em seu Artigo 225, o meio ambiente é entendido como “bem de uso comum do povo”, cabendo ao poder público e à coletividade a responsabilidade pela preservação ambiental. Perante tais evidências, há grande necessidade de especialistas que possam, através de conhecimentos específicos, analisarem e minimizarem os impactos causados no meio ambiente e na vida humana através da promoção de educação ambiental em todos os níveis de ensino sob uma perspectiva formal e não formal, ou seja, dentro e fora das instituições de ensino.

Pensando nas perspectivas do Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA) o curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi elaborado para fornecer uma visão atual interdisciplinar com ações destinadas a assegurar, no âmbito educativo, a interação e a integração equilibradas das várias dimensões da sustentabilidade ambiental – ecológica, social, ética, cultural, econômica, espacial e política – buscando o envolvimento e a participação social na proteção, recuperação e melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida. A partir disso, o curso visa formar profissionais habilitados para atuar em questões relacionadas ao meio ambiente, gerenciar de forma racional os recursos naturais; executar planos de ação e manejo destes recursos de forma crítica, criativa e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento de projetos e ações, que incluam pesquisa e inovação, e que visem diminuir as desigualdades sociais, através da educação e da inserção das comunidades nas atividades produtivas sustentáveis.

O Curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é dirigido aos portadores de diploma de graduação obtida em cursos reconhecidos pelo MEC na área de graduação em Ciências Biológicas, Ciências ou em Biologia, Química, Geografia, Gestão Ambiental, Arquitetura, Economia, Sociologia, Direito ou áreas relacionadas à temática do curso.

Linha 1 – Conservação e Análises Ambientais:

capacitar profissionais para atuar junto a equipes multidisciplinares para avaliação de impacto ambiental, em equipes de gerenciamento de projetos ambientais, elaborar projetos de preservação e sustentabilidade no setor público ou privado, bem como projetos de educação ambiental relacionados à conservação e conscientização ambiental. Também poderão atuar no setor da Educação.

Linha 2 – Sociedade e Meio Ambiente:

capacitar profissionais para atuar em equipes para elaboração de Plano-Diretor, planejamento urbano, bem como participar na elaboração de políticas públicas ambientais. Também poderão atuar no setor da Educação.

Matriz Curricular

Componentes Curriculares Tipos de disciplinas Carga horária/Créditos
Módulo I

Núcleo Básico

Ambientação Obrigatória 16h
Ecologia e biodiversidade Obrigatória 40h
Gestão ambiental Obrigatória 40h
Cartografia e geoprocessamento Obrigatória 24h
Metodologia da Pesquisa Obrigatória 20h
Estatística experimental Obrigatória 16h
Educação ambiental Obrigatória 16h
Tecnologias Sustentáveis Emergentes Obrigatória 16h
Módulo II Projeto Integrador Obrigatória 40h
Seminários de Pesquisa Obrigatória 40h
Trabalho de Conclusão de Curso Obrigatória 40h
Módulo III – Linha I:

Conservação e análises ambientais

Microbiologia Ambiental e Análises Ambientais Obrigatória 40h
Química ambiental Obrigatória 40h
Genética e conservação ambiental Obrigatória 32h
Sustentabilidade em sistemas de produção agrícola Obrigatória 40h
Bioenergia Obrigatória 16h
Módulo IV – linha II:

Sociedade e meio ambiente

Economia e meio ambiente Obrigatória 40h
Sociedade, Meio Ambiente e Políticas Públicas Obrigatória 40h
Gestão de resíduos Obrigatória 24h
Planejamento e desenvolvimento urbano Obrigatória 40h
Paisagem, território e identidade. Obrigatória 28h

Campi que oferecem o curso

Campus Paranavaí

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.