OBI testa conhecimentos sobre programação de alunos do IFPR – Instituto Federal do Paraná

OBI testa conhecimentos sobre programação de alunos do IFPR

O Campus Telêmaco Borba do Instituto Federal do Paraná sediará, no próximo sábado (29), a segunda fase da XVII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Outros dois campi do IFPR participarão do evento – Campus Assis Chateaubriand e Campus Paranaguá – totalizando 14 estudantes inscritos nesta etapa da OBI.

“Nestes eventos, nossos alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, elaborando soluções para problemas complexos e representando-os num ambiente computacional. A participação em Olimpíadas, como a de Informática, é um grande estímulo para ampliar o aprendizado” declara João Henrique Berssanette, professor do Campus Telêmaco Borba e delegado regional da OBI.

Luis Eduardo Oliveira, aluno do 2º ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do Campus Telêmaco Borba, acredita que a OBI pode ajudar por conta dos desafios: “Com uma competição eu sinto que devo estudar mais para me sair melhor que os outros, sinto que devo superar meus limites, e isso é sem dúvidas muito bom, pois assim eu conheço novos assuntos e aprendo muito mais”.

A OBI é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia, e objetiva despertar o interesse pela ciência da computação através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e competição. Os estudantes do IFPR concorrem nas seguintes modalidades: Programação Nível 1, para alunos até o segundo ano do Ensino Médio; Nível 2, para alunos até o terceiro ano do Ensino Médio; e Modalidade Universitária, para aqueles que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.

A fase inicial também foi sediada no Campus Telêmaco Borba, em 29 de maio, com a participação de mais dois campi: Cascavel e Paranavaí. A prova é composta por questões sobre programação nas linguagens Pascal, Java e C.

Os classificados nesta etapa farão um curso na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e os melhores participarão da Olimpíada Internacional de Informática, que conta com equipes de mais de 70 países.]]>