Integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPR participam de capacitação – Instituto Federal do Paraná

Integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPR participam de capacitação

Servidores do IFPR que integram o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/IFPR) participaram, nesta segunda (22) e terça-feira (23), em Curitiba, de um workshop de capacitação. O encontro tem o objetivo de preparar esses profissionais para a atuação no Comitê, que será acionado em pesquisas que envolvam seres humanos.

De acordo com a Andréa dos Santos Rodrigues, Diretora de Pesquisa da Proepi, o curso aborda os diversos procedimentos para a gestão do CEP, como, por exemplo, o treinamento para acesso e uso da Plataforma Brasil e a submissão e análise de protocolos, tudo isso de acordo com as normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Ministério da Saúde.

“Em instituições que já possuem comitê de ética em funcionamento, os membros mais experientes repassam os conhecimentos e fluxos do trabalho para os mais novos, mas como o nosso CEP está sendo implementado é importante que os seus integrantes tenham essa capacitação e essa vivência”, explica. Atualmente, pesquisas desenvolvidas no âmbito do IFPR que envolvam seres humanos são analisadas por comitês de ética de instituições parceiras. “Entretanto, hoje temos uma demanda grande, o que justifica termos o nosso próprio comitê de ética”, comenta.

Elisângela Valevein Rodrigues é docente do curso de Massoterapia do Campus Curitiba e participa das discussões sobre o Comitê de Ética do IFPR desde o início do seu planejamento. Na avaliação dela, o workshop é importante para os integrantes do CEP e também para os pesquisadores que irão submeter trabalhos. “O CEP sempre foi uma necessidade no IFPR: sou da área da Saúde e como não tínhamos CEP nossos projetos eram enviados para comitês de instituições parceiras, por isso estamos ansiosos e fazendo o nosso melhor para que o processo seja agilizado e o CEP/IFPR possa ter início efetivamente”, conta.

O Reitor Pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta e o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam, participaram da abertura do segundo dia do workshop, que é realizado no Laboratório de Informática da sede do Setor de Saúde da UFPR.

Comitê de Ética em Pesquisa
O CEP tem o objetivo de defender os interesses dos participantes de pesquisas que envolvam seres humanos, preservando sua integridade e dignidade, ou seja, o órgão visa contribuir para o desenvolvimento da pesquisa acadêmico dentro de padrões éticos.

Parte dos membros do CEP/IFPR foram selecionados recentemente por meio de uma chamada interna. Os editais desse processo seletivo, bem como o resultado final da seleção, estão disponíveis na página de editais da Proepi. Outra parte dos integrantes do Comitê foi nomeada pelo reitor, em respeito à norma operacional nº 001/2013, do Conselho Nacional de Saúde. Além dos servidores do IFPR, a composição do CEP contempla representantes, titular e suplente, dos usuários, cuja indicação foi realizada pelo Conselho Estadual da Saúde. A composição completa do CEP está disponível na portaria que nomeou os seus integrantes.

O mandato dos membros do CEP é de três anos, sendo permitida a recondução. A renovação dos membros do Comitê será parcial, na proporção de 50%, para manter a experiência e os conhecimentos acumulados.

De acordo com Andréa, as próximas etapas de implantação do CEP/IFPR são a organização da minuta do regimento interno e posterior envio de documentação à Conep. Após a homologação pela Conep, deve ser emitida uma autorização e o CEP/IFPR poderá entrar em pleno funcionamento.

Notícias e informações relacionadas

Portaria nº 501 de 8 de maio de 2017 – nomeia os integrantes do CEP/IFPR

Instituto Federal do Paraná abre seleção de candidatos para compor Comitê de Ética em Pesquisa

Últimos dias de inscrição para interessados em compor Comitê de Ética em Pesquisa do IFPR