Inscrições para compor o CEP abrem nesta terça-feira (12) – Instituto Federal do Paraná

Pesquisa

Inscrições para compor o CEP abrem nesta terça-feira (12)

Publicado em

Copiado!
Imagem ilustrativa com fundo roxo escrito em amarelo e branco: "Comitê de Ética em Pesquisa do IFPR - CEP/IFPR Inscrições de 12 a 26/02
Participe do Cope!

De 12 a 26 de fevereiro estão abertas as inscrições para seleção e cadastro de candidatos interessados em compor o Comitê de Ética em Pesquisa do IFPR – CEP/IFPR. O Edital nº 13/2019 rege o processo e determina que, para se candidatar, o servidor deverá encaminhar e-mail para cep@ifpr.edu.br com a documentação necessária, descrita no item 3.1.

O mandato dos membros do CEP/IFPR será de três anos, sendo permitida a recondução; a renovação será parcial, na proporção de 50% dos membros, para manter a experiência já acumulada; os membros não são remunerados no desempenho desta tarefa, porém, conforme consta no Regimento Interno do CEP/IFPR, podem ser dispensados nos horários de trabalho do Comitê. O CEP/IFPR tem a finalidade de defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, garantindo sua proteção, além de contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, observadas a política, as diretrizes e as normas para a pesquisa no IFPR.

A seleção é realizada por meio de critérios objetivos. Elisângela Valevein Rodrigues, Coordenadora do CEP/IFPR, ressalta que “a tabela de pontuação é apenas um instrumento ou uma referência para podermos estabelecer uma classificação em caso de mais de um inscrito, pois todos os servidores estão convidados a participar do processo. Os demais critérios da tabela também permitem valorizar os servidores que se dedicam à pesquisa. Todavia, nada impede quem ainda não tem esta experiência em pesquisa de se inscrever e fazer parte do CEP, desde que esteja aberto a novas aprendizagens”.

Em 2018, foram realizadas oito capacitações para os membros e outras nos campi Curitiba, Colombo, União da Vitória, Palmas e Coronel Vivida. Também aconteceram reuniões com os diretores de pesquisa e com os Comitês de Pesquisa e Extensão (Cope) no X Encontro Sobre a Organização do Trabalho Pedagógico, que aconteceu no Campus Avançado de Goioerê, e no Encontro dos Cope/IFPR, em Curitiba.

Para este ano, estão planejadas oito capacitações, principalmente porque haverá novos membros. Além disso, existirão visitas às unidades sanar as principais dúvidas sobre o CEP e, ainda, participar de seminários e congressos promovidos pelos outros CEP e pela Conep (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa).

“As capacitações servem para que os membros do CEP possam apreciar melhor os projetos e tratam de temas como a ética na pesquisa em seres humanos, utilizando metodologias da área da saúde ou das ciências humanas e sociais, uso da Plataforma Brasil, elaboração de parecer, partilha de experiências com outros CEP”, finaliza Elisângela.

Mais informações na página de editais da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Topo