Curso FIC de Coronel Vivida realiza aula prática com a utilização de PANC’s – Instituto Federal do Paraná

Curso FIC de Coronel Vivida realiza aula prática com a utilização de PANC’s

Publicado em

No dia 21 de março, estudantes do curso FIC “Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais”, coordenado pelo professor Paulo Fortes Jr. do Campus Avançado Coronel Vivida, realizaram uma aula prática degustativa envolvendo a utilização de PANC’s – Plantas Alimentícias Não Convencionais. A aula consistiu na elaboração de 12 pratos envolvendo diversos tipos de PANC’s e […]

No dia 21 de março, estudantes do curso FIC “Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais”, coordenado pelo professor Paulo Fortes Jr. do Campus Avançado Coronel Vivida, realizaram uma aula prática degustativa envolvendo a utilização de PANC’s – Plantas Alimentícias Não Convencionais.

A aula consistiu na elaboração de 12 pratos envolvendo diversos tipos de PANC’s e posterior realização de um jantar em que os pratos foram apreciados pelos participantes. Foram utilizadas as seguintes plantas: ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), pulmonária (Stachys byzantina), urtiga dioica (Urtica dioica L.), assa-peixe (Vernonia polysphaera) e capuchinha (Tropaeolum majus).

As PANC’s não formam um grupo de plantas coeso e homogêneo. Há espécies nativas, exóticas, cultivadas, espontâneas. Há folhas, frutos, vagens e grãos. São plantas que não encontramos facilmente nos mercados, mas que em determinados lugares podem ser convencionais. A aula prática e o jantar foram realizados no Recanto das Cachoeiras, de propriedade do agrônomo Olivo Dambrós, grande apoiador do campus.

Topo