IFPR tem trabalho selecionado para a Mostra de Experiências Exitosas da Reditec – Instituto Federal do Paraná

IFPR tem trabalho selecionado para a Mostra de Experiências Exitosas da Reditec

É do Campus Campo Largo do IFPR um dos 40 trabalhos selecionados para a Mostra de Experiências Exitosas da 40ª Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O evento será realizado de 23 a 27 de setembro em Vitória (ES).

Apresentado pelo diretor-geral da unidade, professor João Cláudio Madureira, o projeto exitoso do campus se chama “Educação Profissional do Campo: o diálogo necessário com os movimentos sociais e a experiência do Pronera”.

A relação com as 40 iniciativas selecionadas para a Mostra está disponível na página do Instituto Federal do Espírito Santo.

A Reditec deste ano será realizada de forma integrada ao Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês).

Os projetos selecionados são das áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão e estão alinhados ao tema geral da reunião, que aborda o papel da Educação Profissional no século XXI.

Educação profissional do campo

De acordo com o professor João Cláudio Madureira, o projeto “Educação Profissional do Campo: o diálogo necessário com os movimentos sociais e a experiência do Pronera” apresenta a experiência do IFPR no que diz respeito à formulação e desenvolvimento dos cursos técnico e superior em Agroecologia, ofertados por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

O Pronera propõe e apoia projetos de educação voltados ao desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

No IFPR, os projetos desenvolvidos por meio do programa são viabilizados por meio de termos de execução descentralizada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

“O Incra repassa recursos orçamentários para o IFPR, que executa esse orçamento, por meio da oferta de cursos em áreas de assentamento, no regime de alternância, como estabelecem as diretrizes do Pronera”, explica o professor João Cláudio Madureira.

A construção das propostas pedagógicas dos cursos é realizada em diálogo com os movimentos sociais do campo e é justamente esta troca de experiências e vivências que será o foco da apresentação a ser feita pelo representante do IFPR.

O IFPR participa do Pronera desde 2009 e já contou com a participação de servidores de diferentes campi da instituição.

Os cursos

Integrado ao Ensino Médio, o curso técnico em Agroecologia do IFPR desenvolvido por meio do Pronera é ministrado em Maringá, na Escola Milton Santos, e o tecnólogo na Lapa, no Assentamento do Contestado, em parceria com a Escola Latino-Americana de Agroecologia.

A atual turma do técnologo Agroecologia, a quarta deste curso no IFPR, começou as atividades neste início de ano e deve terminar em 2018.  Já a do técnico integrado ao Ensino Médio, de Maringá, entrou em 2014 e, como o curso é de quatro anos, deve finalizar também em 2018.

Cada um desses dois cursos abriu 40 vagas para cada uma das turmas. “Como cada turma é aberta por meio de termos específicos,  a expectativa é a de que, quando os alunos estiverem no último ano do curso, apresentemos novos projetos ao Incra: a intenção é manter os cursos como uma ação contínua do Campus Campo Largo, em função das demandas apresentadas pelos assentados”, explica o professor João Cláudio Madureira.

“Como cada turma é aberta por meio de termos específicos,  a expectativa é a de que, quando os alunos estiverem no último ano, apresentemos novos projetos ao Incra: a intenção é manter os cursos como uma ação contínua do Campus Campo Largo, em função das demandas apresentadas pelos assentados”, explica o professor João Cláudio Madureira. Os dois cursos em vigência abriram 80 vagas no total.

Como os cursos são ministrados no regime de alternância, o IFPR recebe matrículas de estudantes de diferentes regiões do Brasil.

O regime de organização curricular por alternância caracteriza-se pelo desenvolvimento do curso, de forma intercalada, em dois espaços diferentes, o tempo escola e o tempo comunidade. No tempo escola, espaço tradicionalmente conhecido, as atividades são desenvolvidas em tempo integral. No segundo momento, as atividades são desenvolvidas na comunidade camponesa de origem dos alunos.

Reditec e WFCP

A Mostra de Experiências Exitosas é um espaço de compartilhamento das boas práticas que cada instituição da Rede Federal desenvolve. Tradicionalmente, é um dos momentos mais esperados da Reditec, já que os dirigentes podem expor e ter acesso aos casos de sucesso de diversas instituições.

A Reditec e o WFCP são eventos promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), e pela Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP). O organizador é o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Com informações do Conif e do IFES.