IFPR seleciona estudante para concorrer a intercâmbio no Japão – Instituto Federal do Paraná

IFPR seleciona estudante para concorrer a intercâmbio no Japão

Estão abertas as inscrições para candidatos interessados a concorrer a um intercâmbio de curta duração no Japão. O Sakura Science High School Program levará dez estudantes brasileiros de cursos técnicos integrados ao ensino médio para um intercâmbio de sete dias no país do sol nascente. A iniciativa é do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

O objetivo do programa é promover intercâmbio na área de ciência e tecnologia avançada por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades japoneses, participação em aulas especiais com ganhadores de prêmio Nobel, visita à embaixada do país de origem no Japão, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

Serão selecionados dois estudantes de cada região brasileira ligados à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Cada instituição que compõem a rede – entre elas os Institutos Federais – poderão indicar um estudante, que concorrerá a bolsa na etapa nacional da seleção. As regras para participar constam no Edital Conif/AI nº 1/2019.

O programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.

Seleção Interna

Os estudantes do IFPR interessados em participar devem, primeiramente, se submeter a seleção interna, que resultará na escolha do indicado para o edital Conif/AI nº 1/2019.

De acordo com a chamada interna, os estudantes devem estar no penúltimo e no último semestre do curso técnico integrado. É necessário no mínimo 16 anos, comprovar rendimento de 80% nas disciplinas cursadas (média global), possuir certificação de proficiência em inglês (nível mínimo B1) e não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.

Cronograma

As inscrições dos interessados deve ser feita até o dia 27 de agosto. Todas as informações devem ser consultadas no Edital Interno.

No dia 30 de agosto, serão divulgados os estudantes selecionados para a entrevista em inglês, que será realizada no dia 02 de setembro.

A indicação do estudante pelo IFPR ao Conif deve ser feita até o dia 04 de setembro.

Todas as informações e documentos sobre a chamada interna serão publicadas na página Internacional, no site do IFPR. Dúvidas podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Relações Internacionais do IFPR pelo e-mail internacional@ifpr.edu.br.

No IFPR, estudantes ligados a 13 cursos podem participar

Podem participar estudantes dos cursos técnicos de nível médio oferecidos na forma de oferta Integrado, ligados aos eixos tecnológicos Controle e Processos Industriais; Informação e Comunicação; Infraestrutura; e Produção Industrial. No IFPR, eles correspondem a pelo menos 13 cursos – um deles é o curso Técnico em Informática, oferecido pela maior parte dos campi da instituição.

Uma listagem de todos os cursos técnicos que integram os quatro eixos tecnológicos atendidos por este programa de intercâmbio estão no edital interno do IFPR.