IFPR se prepara para instituir Centro de Línguas no início de 2018 – Instituto Federal do Paraná

IFPR se prepara para instituir Centro de Línguas no início de 2018

Devem ter início no ano que vem as atividades do Centro de Línguas do IFPR (Celif). Utilizando a estrutura dos campi do Instituto, o Celif promoverá cursos de língua estrangeira e também de português para estrangeiros.

Um grupo de trabalho, que envolve profissionais da Reitoria e dos campi, está discutindo todos os aspectos relacionados à criação do Centro. A última reunião foi realizada durante o Se²pin e contou com a participação de professores de línguas de todos os campi.

De acordo com Paulo Yamamoto, presidente do GT instituído pela Portaria Nº 770 de 10 julho de 2017, o grupo trabalha, neste momento, na elaboração do regulamento do Celif.

“Dentro do GT, pretendemos finalizar e aprovar o regulamento até quarta-feira (1), para levarmos à apreciação do Conselho de Administração e Planejamento (Consap), depois ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), para que, em 12 de dezembro, o regulamento possa ser analisado pelo Conselho Superior (Consup)”, explica.

De acordo com esse cronograma, com o regulamento publicado até o final deste ano, as primeiras atividades do Celif podem ter início já em 2018.

Cursos

Os cursos a serem ofertados pelo Celif devem atender, preferencialmente, aos estudantes e servidores do IFPR, mas também há a possibilidade de participação da comunidade externa.

Segundo o presidente do GT, os cursos de línguas do Celif poderão ser de diferentes formatos.

As formas de oferta, duração e tipos de curso dependerão da necessidade e do planejamento das unidades do Celif nos campi.

Alguns campi, como Palmas e União da Vitória, já ofertam cursos de línguas. Com o Celif, essas experiências bem-sucedidas poderão ser compartilhadas com outras unidades do Instituto.

Segundo Yamamoto, o Celif também deverá contribuir com a política de internacionalização do IFPR. “O Centro de Línguas irá oportunizar que estudantes que não têm condições de estudar em um curso de línguas possam alcançar proficiência em língua estrangeira, para que, assim, participem de seleções para programas ou ações internacionais”, comenta.

Estrutura

O Celif possuirá uma coordenação central e também coordenações locais (nos campi). Cursos desenvolvidos com recursos do IFPR (orçamento, salas de aula e docentes) serão gratuitos. Poderão ser cobradas taxas e mensalidades, abaixo dos valores de mercado, para cursos desenvolvidos por meio da fundação de apoio que exijam contratação específica de profissionais e locação de espaços.