IFPR se prepara para implantação do AFD – Instituto Federal do Paraná

IFPR se prepara para implantação do AFD

Os servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas receberam, no período de 19 a 21 de novembro, uma capacitação sobre o Assentamento Funcional Digital (AFD). Com o AFD, os documentos funcionais de toda a trajetória dos servidores serão disponibilizados em ambiente digital, facilitando o acesso para os próprios servidores, para a Progepe, e para as instituições que precisam destes documentos para fiscalização. O módulo conceitual do curso foi realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o módulo prático aconteceu no prédio da Reitoria do IFPR.

O treinamento foi realizado pelo Arquivista da Universidade Federal da Paraíba, Pedro Felipy Cunha da Silva, que é coordenador do Grupo de Trabalho sobre AFD da Rede Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (Arquifes), participou da implantação do AFD no Instituto Federal de Pernambuco e já ministrou cursos sobre AFD em diversos órgãos do executivo.

Após o treinamento, o IFPR iniciará o planejamento da implantação, que envolve a definição dos procedimentos de gestão de documentos digitais para as atividades diárias, a normatização das etapas de preparação e digitalização dos documentos analógicos que já estão nas pastas funcionais.

“É um momento importante para o IFPR porque o Assentamento Funcional Digital é um grande marco da evolução tecnológica na área de gestão de pessoas e permitirá a inovação no acervo documental”, declara Eliane Mesquita, pró-reitora de gestão de pessoas.

Sobre o AFD

O Assentamento Funcional Digital se trata de um programa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, obrigatório para todos os órgãos do Poder Executivo, que tem como objetivo reunir os documentos relativos a vida funcional dos servidores públicos federais em um Repositório Digital Centralizado, para facilitar o acesso para os servidores, para as unidades de gestão de pessoas e para os órgãos de controle, contribuindo na preservação de direitos, na transparência dos atos e na eficiência da administração.

O AFD é regulamentado pela Portaria MPDG n° 9/2018 e prevê a inclusão de todos os documentos digitais e não digitais gerados a partir de 01/07/2016. O AFD também deverá receber os documentos gerados após a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no IFPR. Os documentos do AFD serão inseridos no módulo dedicado a essa finalidade no Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal, o Sigepe.