IFPR recebe doação de livros sobre Palestina – Instituto Federal do Paraná

IFPR recebe doação de livros sobre Palestina

Cléber, chefe de gabinete e Amarildo, pró-reitor de ensino estão de pé segurando o livro que receberam ao lado de Ualid Rabah e Jihad Abu Ali
IFPR recebeu a doação de um exemplar do livro para cada campus

O Instituto Federal do Paraná recebeu, na última quinta-feira (4), a doação de 25 exemplares do livro “Palestina, um olhar além da Ocupação”, um para cada campus do IFPR. As obras foram doadas pelo diretor de Relações Internacionais da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, e pelo diretor de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, em visita à Reitoria.

De acordo com Ualid Rabah, a obra permite leitura vívida do cotidiano de cada cidadão palestino, das consequências reais e dos impactos diários que a ocupação israelense impõe na Palestina. “O leitor viverá a ocupação e o quanto ela corta na carne, ao ponto de sentir cortar em sua própria carne e compreender que a ocupação, tal qual diz um cineasta palestino (Emad Burnat, diretor do premiado documentário 5 Câmeras Quebradas, indicado ao Oscar em 2013 e vencedor do prêmio de melhor documentário concedido pela crítica), não é apenas uma palavra”, observa Rabah.

Para Jihad Abu Ali, a obra traz outra característica importante e quase única: sua narrativa informa sobre coisas que acontecem na Palestina impossíveis de se conhecer pelos meios de comunicação convencionais ou pela literatura tradicional. “E é importante que esta narrativa esteja presente e disponível aos estudantes brasileiros”, diz Abu Ali.

O livro “Palestina, um olhar além da Ocupação”, lançado pela Editora Limiar, é de autoria de Nilton Bobato e Paulo Porto e está disponível nas bibliotecas dos 25 campi do Instituto.

A doação dos livros para o IFPR ocorreu em virtude ao contato da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), responsável pela coordenação das atividades e ações sistêmicas das bibliotecas. Saiba mais na página virtual da CGB.