IFPR recebe 7 prêmios no III Ficiencias – Instituto Federal do Paraná

IFPR recebe 7 prêmios no III Ficiencias

A III Ficiencias foi encerrada nesta sexta-feira (14) e o IFPR foi contemplado com sete prêmios. Na área de Ciências Agrárias, os trabalhos “Queijo Minas Frescal com sabor de frutas” e “Kefir saborizado com frutas” ganharam terceiro e primeiro lugar, respectivamente. Ambos são do Câmpus Ivaiporã, e foram coordenados pela Professora Tatiana Colombo Pimentel. As irmãs e alunas responsáveis pelo projeto Kefir, Jaqueline Barboza Januário e Caroline Barboza Januário, ressaltaram a alegria de receber a medalha: “Foi maravilhoso, principalmente por ver o reconhecimento do nosso trabalho. Nós temos muita dedicação e amor por esse projeto”, concluem.

Em Ciências Humanas, dois trabalhos do Câmpus Curitiba foram contemplados: “Domum: para ler e jogar na escola”, no primeiro lugar, e “Listonly: ferramenta online para criação de listas de avaliação de acessibilidade em edificações urbanas e pontos turísticos” no terceiro. Guilherme Gorges, do último projeto, enfatizou a superação nas etapas: “Nosso trabalho teve muitos altos e baixos ao longo da execução, e agora ganhar, mesmo que o terceiro lugar, é compensador”. O trabalho “Domum” ainda conquistou o segundo lugar geral na feira e garantiu uma vaga para o Febrace  – Feira Brasileira de Ciências e Engenhariae dois mil reais.

Os projetos “Estudo preliminar da cadeia de valor dos produtos da sociobiodiversidade da comunidade de pescadores artesanais de barrancos, município de Pontal do Paraná, Paraná” e “Logerino: sistema para gerenciamento de entregas com solução baseada em QR Codes para controle de encomendas” também foram premiados na área de Ciências Sociais Aplicadas. O primeiro lugar nessa categoria foi para Logerino, do Câmpus Curitiba, e o “Estudo preliminar”, do Câmpus Paranaguá, ficou com a segunda posição. Os estudantes Mateus Guimarães e Matheus Kenji, que desenvolveram o Logerino, ficaram surpresos com a medalha. “Não esperávamos mesmo, ficamos muito felizes de ter nosso trabalho reconhecido, ainda mais em uma feira internacional”, afirmam.

A Professora Tatiana e os estudantes Jaqueline (Ivaiporã) e João Paulo Bianchi, (Jacarezinho) foram homenageados por participarem das três edições do Ficiencias. João Paulo falou sobre a possibilidade de interdisciplinaridade: “Nos meus três anos de Ficiencias apresentei quatro trabalhos, dois da área de Engenharias e dois na área de Ciências Sociais Aplicadas, evidenciando que é possível ter projetos de diversas modalidades, inclusive sendo essa integração estimulada pelo IFPR”.

O Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Professor Ezequiel Bukarter, finaliza: “Esses prêmios são a prova de que o trabalho que estamos desenvolvendo no IFPR é fantástico”!

Mais informações sobre os projetos participantes do III Ficiencias e fotos do evento serão divulgadas em breve.