IFPR realiza II reunião dos gestores da Assistência Estudantil da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná realiza, de 11 a 13 de junho no Campus Foz do Iguaçu, a II reunião dos gestores da Assistência Estudantil da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Segundo o pró-reitor de ensino do IFPR, Amarildo Pinheiro Magalhães, o encontro tem como objetivo fazer um diagnóstico da Assistência Estudantil na rede federal em sua diversidade e complexidade. “A reunião dos gestores da Assistência Estudantil da Reditec pretende ser um espaço de interação entre os diversos gestores da área para a troca de experiências e o estabelecimento de diretrizes, além de encaminhamentos comuns nas políticas de assistência aos estudantes,” informa.

O diretor-geral do Campus Foz do Iguaçu, Nelson de Castro Neto, destacou que é uma honra receber os gestores e espera que a reunião seja um espaço produtivo para se pensar em políticas voltadas ao aluno. A abertura do evento contou ainda com a participação do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida.

A Diretora de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (DAES) do IFPR, Marilisi Fischer, mediadora do bate-papo de abertura, destacou que o evento busca alinhar as diretrizes relacionadas aos assuntos estudantis em toda a Rede e fortalecer institucionalmente as DAE’s. “A ideia é alocar as Diretorias de Assistência Estudantil em uma das câmaras do Conif , tornar nossas ações mais unificadas e potencializar nossos resultados em benefício aos estudantes”, ressaltou a diretora.

Ao longo da programação haverá ainda uma discussão aprofundada sobre o diagnóstico que está sendo elaborado acerca da realidade sócio-econômica dos alunos e como ele pode se tornar uma excelente ferramenta de gestão.

Confira a programação

11 de junho

• 14h – Acolhida e abertura 14h30min – Discussões e encaminhamentos gerais do evento
    Facilitador: Marilisi Fischer (IFPR)
  • 16h – Interlocução com o Presidente ou representante do Conif

12 de junho

• 9h – Diagnóstico sobre a Assistência Estudantil na rede
    Facilitadores: Lucas Dantas (IFPE), Higor Fernando A. Lira (IFTO), Paulo Victor S Pacheco (IFB)
  • 12h – Almoço
  • 14h – Diagnóstico sobre a Assistência Estudantil na rede: diálogos e encaminhamentos

13 de junho

• 9h – PNAE
    Facilitador: Odisséia Carla Pires Gaspareto (IFRN)
    Facilitador: Lindolfo Ribeiro Silva Junior (IFSULDEMINAS)
  • 10h – Discussão sobre conceito e identidade da Assistência Estudantil na RFEPT: Disparidades e diferenças
    Facilitador: Paulo Cesar Lourenço da Silva (IFMG)
  • 12h – Almoço
  • 14h – Assistência Estudantil, Ensino e Aprendizagens – Relatos de práticas exitosas na RFEPT: Comitê sobre Educação em Direitos Humanos – André Alexandre Guimarães Couto (CEFET/RJ); Fórum Permanente de Assistência Estudantil – FORPAE – Elton Barros do Nascimento (IFAL); I Fórum Discente de Assistência Estudantil- Maria Vilani C. Tiburtino (IF Sertão PE); Comissões de análise de renda – Girlane Almeida Bondan (IFSC).
  • 16h – Desafios da Assistência Estudantil na RFEPT: Proposição de carta aberta da II Reunião dos Dirigentes da Assistência Estudantil na RFEPT.
    Facilitador: Marilisi Fischer (IFPR)
  • 17h – Plenária – Encaminhamentos finais
  • 18h – Encerramento

Para mais informações, acesse a página do Campus Foz do Iguaçu.

Com informações do Campus Foz do Iguaçu