IFPR realiza I Encontro das Equipes Pedagógicas – Instituto Federal do Paraná

IFPR realiza I Encontro das Equipes Pedagógicas

Cerca de 80 pedagogos e técnicos-administrativos em educação participam, nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), no Auditório do Sindiedutec, em Curitiba, do I Encontro das Equipes Pedagógicas – Articulação do Trabalho Pedagógico e Suas Implicações na Prática Educativa do IFPR.

As equipes pedagógicas dos campi são os responsáveis pela mediação das ações didático-pedagógicas das diversas unidades do Instituto Federal do Paraná.

As temáticas propostas para o evento versam sobre a especificidade do trabalho desses profissionais, sua relevância e responsabilidade institucionais diante das questões pedagógicas, em especial sobre a proposição de Diretrizes Curriculares, a Permanência e o Êxito dos estudantes, a Resolução 50/2017, que trata da Avaliação no âmbito do IFPR, e as ODPs 54 e 55, que tratam da Organização Didático Pedagógica da Educação Profissional Técnica e Tecnológica, Planos de Trabalho e de Ensino, além de questões político-pedagógicas concernentes ao atual cenário da educação brasileira.

Na abertura do evento, o pró-reitor de Ensino do IFPR, Amarildo Pinheiro Magalhães, agradeceu as equipes presentes dos mais diversos campi e lembrou que são essas pessoas que fazem a mediação pedagógica no Instituto. “A mediação pedagógica é feita por pessoas, por meio da palavra, é uma ponte lançada entre mim e o outro, uma ponte que exige sustentação. Desejo que este evento seja um espaço de palavra livre, crítica, de encontro e da palavra que nos emancipa,” exclamou Amarildo.

O reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, agradeceu a cessão do espaço pelo Sindiedutec e ressaltou que o estudante é a razão da existência do Instituto, sugerindo que, a partir desse, todos os eventos institucionais tenham estudantes convidados. “Há muitas discussões essenciais que precisam ser traçadas aqui no âmbito deste evento, no que se refere ao acesso, permanência e êxito de nossos estudantes. Questões como: o que devemos fazer para melhorar o processo seletivo? Que medidas adotar para melhorar os processos relacionados a avaliação? Vamos inovar nas ações de acessibilidade? Ou como fortalecer um programa de alunos egressos que permita que eles realizem uma formação continuada no âmbito do IFPR? Precisamos refletir e discutir sobre essas temáticas”, ressaltou o reitor.

A programação do encontro conta com palestras, dinâmicas e apresentações culturais, e se encerra às 19h desta quinta-feira (28).