Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

IFPR realiza certificações do Ensino Médio com base no Encceja 2017

Publicado em 23/02/2018

O IFPR iniciou as certificações do Ensino Médio com base nos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2017. Quinze campi do IFPR atuam como unidades certificadoras: Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Coronel Vivida, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jaguariaíva, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba e União da Vitória.

Pode solicitar a certificação quem atenda aos pré-requisitos e, no ato da inscrição para o Encceja 2017, tenha escolhido um desses 15 campi como unidade certificadora.

Além do certificado de conclusão do Ensino Médio, com base nos resultados do Encceja 2017, também é possível solicitar no IFPR a declaração parcial de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio.

Não há prazo de término para a solicitação desses dois tipos de requisição. Também não é necessário apresentar comprovante de conclusão do Ensino Fundamental para requerê-las.

Pré-requisitos

Para solicitar o certificado, é preciso ter idade mínima de 18 anos (completos até a data de realização do Encceja 2017, ou seja, em 19/11/2017); ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada área de conhecimento do Exame; ter atingido nota igual ou superior a 5,0 pontos na prova de redação e não ter concluído o Ensino Médio.

Para obter a declaração parcial de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio também é preciso ter 18 anos e ter atingido 100 pontos na(s) área(s) de conhecimento para a qual(ais) deseja certificação. Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o requerente deverá ter atingindo, concomitantemente, o mínimo de 100 pontos na prova objetiva específica desta área e nota igual ou superior a 5,0 pontos na prova de redação.

Áreas de conhecimento

As áreas de conhecimento para certificação compreendem os seguintes componentes curriculares do Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química.

Composição de notas

Para compor as exigências relativas à emissão de certificação de conclusão do Ensino Médio é permitido ao interessado o aproveitamento de declarações parciais de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio obtidas em provas do Encceja (Ensino Médio) realizadas no Brasil, edições de 2006 a 2008; em provas do Encceja realizadas no exterior, edições a partir de 2011, e em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2009 a 2016.

Exames anteriores

O IFPR continua realizando a emissão de certificados e declarações com base em resultados de edições anteriores do Enem e do Encceja (consulte os campi que oferecem este serviço no anexo II do Edital Proens-IFPR/18/2018).

Prazos

Após o recebimento da documentação, tendo o interessado direito à certificação, o IFPR terá o prazo de até 45 dias para a emissão dos documentos.

Como solicitar

Para solicitar o certificado ou a(s) declaração(ões), basta comparecer ao campus indicado no momento da inscrição para o Exame, portando os documentos e formulários necessários preenchidos e efetuar a requisição.

Os endereços dos campi estão disponíveis nos anexos I e II do Edital Proens-IFPR/18/2018 (a partir da página 6).

Os formulários também estão anexados ao edital (anexos III e IV).

A documentação exigida está elencada no artigo 13.

Mais informações

Para mais informações sobre certificação do Ensino Médio utilizando os resultados do Encceja leia o Edital 18/2018-Proens/IFPR ou entre em contato com o campus que atuará como sua unidade certificadora.

Leia mais

Galeria de Imagens