IFPR participa de Fórum de Gestão de Pessoas em Fortaleza – Instituto Federal do Paraná

Notícias

IFPR participa de Fórum de Gestão de Pessoas em Fortaleza

Publicado em

Copiado!

Representantes de 41 instituições federais de ensino estiveram reunidos em Fortaleza, de 16 a 18 de outubro, para reunião extraordinária do Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep), órgão de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Na pauta principal estiveram discussões sobre instruções normativas e decreto em vigência, ligados diretamente à rotina de trabalho dos servidores públicos federais. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi o anfitrião do evento, que aconteceu no Centro de Formação Olímpica (CFO), em paralelo à etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais.

Segundo a pró-reitora de gestão de pessoas do IFPR e coordenadora do Forgep, Eliane Mesquita, a reunião extraordinária tratou de assuntos de grande interesse para a Rede Federal de Educação. “As reuniões técnicas que envolvem o MPDG e MEC esclarecem e norteiam o trabalho que desenvolvemos nas instituições. A riqueza da troca de experiências entre os Institutos Federais na área de gestão de pessoas fortalece as ações conjuntas e permite a valorização das boas práticas na área de pessoal”, ressalta a pró-reitora.

De acordo com o coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas do Conif, Nicácio Lopes, reitor do Instituto Federal da Paraíba, o encontro do fórum ocorre pela necessidade de analisar com profundidade os termos que estão prescritos em duas instruções normativas (1 e 2) que tratam de pontos relevantes, como carga horária, regime de trabalho, teletrabalho (semipresencial ou a distância), além de outros diplomas legais, como o decreto 9262/2018, que trata da subtração de códigos de vagas de técnicos administrativos, de recolhimento por parte do Ministério do Planejamento.

Segundo o coordenador, dirigentes de gestão de pessoas de mais de 40 instituições pontuaram elementos que merecem maior análise das instruções e do decreto. “Quando temos esses instrumentos legais (instruções e decreto) que abrangem jurisdição em toda a rede federal, os gestores, de forma bastante responsável, explicitaram seus olhares analíticos sobre as determinações, porque ainda pairam interrogações em relação à aplicabilidade de alguns dispositivos”, explica Nicácio Lopes. “Nós tivemos temas bastante relevantes, como o disciplinamento da carga horária dos servidores, que são bastante densos e que suscitam dubiedades e até polêmicas. Então, o Forgep foi o momento de uniformizar os procedimentos”, defende, destacando ainda a cautela pelo fato de o país passar por um momento de transição política, conclui.

Topo