IFPR participa da organização do II FICIENCIAS – Instituto Federal do Paraná

IFPR participa da organização do II FICIENCIAS

Os professores Ezequiel Burkarter, da Diretoria de Pesquisa (PROEPI) e Cleverson Pereira Leal, Coordenadoria de Inovação (PROEPI), estiveram reunidos nesta tarde, dia 25 de abril,  com o representante do Parque Tecnológico Itaipu, Fabiano Pavoni Nogueira.  A pauta da reunião foi a realização da segunda edição do Ficiências – II Feira de Inovação das Ciências e Engenharias. O evento será realizado entre 19 e 22 de novembro, em Foz do Iguaçu.

A Ficiências é um evento internacional criado para que estudantes apresentem ideias criativas e inovadoras contribuindo, por meio de seus trabalhos de pesquisa, com a construção do conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Constitui-se também como um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior do Paraná, estados paraguaios e argentinos.

Dentre as novidades para 2013 está a inclusão do eixo de ciências das artes, para inclusão de trabalhos desenvolvidos na área de teatro, artes visuais, entre outros. O site do evento, que está em construção, trará todas as informações aos interessados em realizar a inscrição de trabalhos e irá prestar orientações sobre como iniciar um projeto de pesquisa. Segundo Fabiano Nogueira, a estrutura de trabalhos necessária para a inscrição de trabalhos é semelhante a usada em 2012, no máximo três estudantes e obrigatoriedade de um orientador. Na reunião, foram discutidas estratégias de divulgação do evento no âmbito do IFPR, o estímulo a participação dos estudantes – como editais de deslocamento para Foz do Iguaçu, ações para agregar e aproximar eventos de divulgação de trabalhos realizados no IFPR com o Ficiências e uma avaliação em relação ao primeiro ano de evento.

Primeira edição do Ficiências

Na primeira edição do evento, o Instituto Federal do Paraná participou com 21 trabalhos e 34 alunos. O saldo da I Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIÊNCIAS) foi muito positivo para o IFPR: das 7 premiações que foram entregues a trabalhos desenvolvidos por estudantes brasileiros, 3 foram concedidas aos desenvolvidos no IFPR. Para o IFPR, o Ficiências é um evento essencial no desenvolvimento de uma cultura do empreendedorismo inovador e da pesquisa científica para os jovens estudantes.

A feira é organizada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), IFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Universidade Estadual de Londrina, Unicentro, UEPG, Fundação Araucária, Universidade Estadual de Maringá, Itaipu Binacional e por instituições de ensino e governamentais da Argentina e do Paraguai.

Saiba mais…

Trabalhos do IFPR são premiados na I FICIÊNCIAS