IFPR oferece 80% de vagas inclusivas em editais do Processo Seletivo 2017 – Instituto Federal do Paraná

IFPR oferece 80% de vagas inclusivas em editais do Processo Seletivo 2017

Em sintonia com a política de inclusão do IFPR, a Instituição oferece, para o próximo ano, 80% de vagas inclusivas por meio do Processo Seletivo para cursos técnicos e superiores gratuitos. São ofertadas 5.161 vagas em 71 cursos técnicos de nível médio e superioresem 24 cidades do Paraná.

As inscrições têm início no dia 03 de outubro e o pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser apresentado no período de 03 a 21 de outubro de 2016.

Distribuição das vagas

O total das vagas ofertadas para cada curso e turma será disponibilizado da seguinte forma: 60% das vagas do processo seletivo são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Esse percentual será distribuído da seguinte maneira: a) 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. b) 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de acordo com o anexo II.

Ainda haverá 10% do total de vagas ofertadas para cada curso e turma reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma reservadas aos candidatos autodeclarados indígenas, e 5% do total das vagas são reservadas aos candidatos com deficiência.

Os 20% restantes das vagas são destinados à concorrência geral.

Devido às características do sistema de inclusão social, para as vagas de inclusão não serão aceitos candidatos que tenham estudado em escola particular, mesmo com bolsa de estudos parcial ou integral, ou que já possuam curso superior.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas pela página da Funtef entre os dias 03 de outubro e 08 de novembro de 2016, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, da escolha da língua estrangeira e do Questionário Socioeconômico. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

O pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser apresentado, no período de 03 a 21 de outubro de 2016, exclusivamente no campus que oferta o curso para o qual o candidato concorre à vaga, mediante o preenchimento do Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição, constante nos editais, acompanhado de documentação comprobatória, documento de identificação com foto e boleto bancário gerado no ato de inscrição no curso pretendido.

Mais Informações

Em caso de dúvidas o candidato deverá entrar em contato através da página da Funtef, na aba “Entrar em Contato”.

Editais

Confira os Editais nº 19/2016 (Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade presencial) e nº 20/2016 (Cursos de Graduação, na modalidade presencial), que regem o Processo Seletivo IFPR 2017.