IFPR lança Chamada Interna para propostas de cursos de Mestrado – Instituto Federal do Paraná

IFPR lança Chamada Interna para propostas de cursos de Mestrado

O Instituto Federal do Paraná, através da Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), lançou, nesta sexta-feira (6), durante videoconferência com todos os câmpus do IFPR, a Chamada Interna nº 01/2015, referente a propostas de cursos de Pós-Graduação Stricto sensu, em nível de Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico Interdisciplinar. A chamada tem por objetivo avaliar e selecionar as propostas enviadas, a interesse da Administração, as quais serão orientadas, com vistas à qualificação. As inscrições ocorrem no período de 06 de março a 08 de junho de 2015.

O Professor Ezequiel Westphal, Pró-Reitor de Ensino, afirma que este “é mais um degrau nas políticas de ensino: garantir sua verticalização. É um resultado da consolidação da política do IFPR, que tem sua base no ensino técnico de qualidade, na educação integral de forma geral. A ênfase que esta Chamada Interna dá à Pós-Graduação Stricto sensu ocorre por um processo natural, com a consolidação dos itinerários formativos nos câmpus do IFPR”. Nesse sentido, tendo como finalidade contribuir para o fortalecimento dos arranjos produtivos sociais e culturais locais e para a qualificação profissional demandada pelas regiões de abrangência dos câmpus do IFPR, as propostas enviadas devem refletir a missão da instituição e os objetivos da Lei de Criação dos IFs. Devem, portanto, resultar de amplo debate com a comunidade e de planejamento específico do câmpus, sendo fundamental que a definição da área de conhecimento do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu vise ao estabelecimento de bases sólidas para a educação, ciência e tecnologia. Westphal salienta também que “o espírito do IFPR, na sua identidade regional e estadual, valoriza os itinerários de cada câmpus em particular, ao mesmo tempo em que promove um passo em rede. Esta Chamada valoriza o diálogo, as riquezas da contribuição de cada câmpus, consolidando uma construção colaborativa, uma caminhada em comum”.

Terão prioridade as propostas de Mestrado Profissional e, no caso das propostas de Mestrado Acadêmico, serão aceitas apenas propostas Interdisciplinares, da área de conhecimento Multidisciplinar, conforme lista de Áreas de Conhecimento da CAPES. O Professor Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, pontua que “esta proposta não nasce agora, mas vem sendo construída ao longo dos últimos 3 anos, por meio de iniciativas como o Programa Pró-Equipamentos, que promoveu a discussão e a formatação de propostas pelos câmpus do IFPR. A Chamada atual vai ao encontro desse processo histórico da instituição, constituindo mais um passo na consolidação desse tipo de prática que envolve a discussão de toda a comunidade dos câmpus. O Pró-Equipamentos permitiu a estruturação de nossas unidades por meio da compra de equipamentos. Esta Chamada Interna, por sua vez, permite a elas estruturar-se pedagogicamente.”

Ao término da videoconferência, o Pró-Reitor de Ensino e o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação assinaram a Chamada Interna nº 01/2015, disponibilizando-a à comunidade do IFPR.]]>