IFPR investe na aproximação com estudantes egressos – Instituto Federal do Paraná

IFPR investe na aproximação com estudantes egressos

O IFPR está mapeando os estudantes que já se formaram em cursos ofertados nos 25 campi do Instituto no Paraná. De acordo com Amarildo Magalhães, pró-reitor de ensino, a intenção é a de dinamizar o relacionamento com esses egressos, e para isso foi criado um formulário para cadastro desse público.  A ideia é conhecer a atuação profissional e a intenção de continuar ou não os estudos na área de formação. O levantamento de informações permitirá o desenvolvimento de uma estratégia de aperfeiçoamento de cursos e de manutenção dos estudantes, que poderiam investir em sua formação continuada, enquanto o IFPR contribui para o desenvolvimento do arranjo produtivo local, explica Roberto Fedechem, da Seção de Estágios e Egressos.

O desafio é promover o engajamento dos estudantes egressos na pesquisa, a partir da sensibilização de que os dados coletados serão destinados a promover melhorias nos planos de curso, além de ações visando à inserção dos alunos no mundo do trabalho.

Ações nos campi estão centradas na troca de experiências

Alguns campi do IFPR já realizam atividades com egressos. Em Curitiba, por exemplo, se tornou tradicional a participação dos ex-estudantes em mesas-redondas da Jornada de Produção Científica e em Semanas dos cursos ofertados na unidade. Desde 2014, só na Jornada, participaram 28 egressos de cursos técnico integrados, subsequentes e superiores, em sete mesas e cinco edições do evento, que compartilharam suas experiências para uma plateia atenta de estudantes e servidores. As histórias contadas pelos discentes geraram tanto dicas e orientações sobre um melhor aproveitamento do curso, quanto para ingressar em um trabalho na área e ter perspectivas de crescimento profissional. Da mesma forma, contribuem para reflexão dos servidores acerca das estratégias de ensino adotadas e dos programas institucionais que mais influenciaram a trajetória dos estudantes.

Outros campi, como Irati, estão em fase de planejamento de ações para que se possa não apenas manter o contato com os ex-alunos, mas integrá-los na vida acadêmica do campus, informando sobre eventos institucionais e promovendo troca de experiências e o amadurecimento da comunidade escolar.

Os campi Goioerê, Foz do Iguaçu e Telêmaco Borba também planejam ações de acompanhamento dos egressos. Em Telêmaco, já aconteceram rodas de conversa entre estudantes e egressos, levantamento de dados e há previsão de um evento em fevereiro de 2019 para coletar novas experiências em relação à “vida pós-IFPR”, ou seja, o impacto do IFPR no futuro profissional.