IFPR instala centro de referência em Toledo – Instituto Federal do Paraná

Expansão

IFPR instala centro de referência em Toledo

Publicado em

Copiado!
Estudantes em sala de aula do Centro de Referência do IFPR em Toledo
Sala de aula da turma de Desenvolvimento de Sistemas no Centro de Referência do IFPR em Toledo

O IFPR, em parceria com o Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark) em Toledo, formalizou a criação de um Centro de Referência. Trata-se da ampliação do convênio já vigente entre as instituições desde março de 2019 e que autorizou o funcionamento do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com o objetivo de suprir a demanda por profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação da região Oeste do Paraná.

“A origem do centro de referência em Toledo, vinculado ao Campus Assis Chateaubriand, se deu com a proposta de um curso técnico subsequente em Desenvolvimento de Sistemas. A parceria evoluiu e percebemos o potencial para que a proposta pudesse avançar para a criação de um Centro de Referência, com atividades continuadas e não restritas a um único curso”, afirma o professor Odacir Antonio Zanatta, reitor pro tempore do IFPR. “A ideia no futuro é a criação de um novo curso na área de Alimentos”, explica.

Autoridades que representam as empresas do Biopark e o IFPR posam com termo assinado que institui Centro de Referência do IFPR em Toledo

Centro de Referência do IFPR em Toledo integra ensino, pesquisa e inovação com o mercado de trabalho

A assinatura para implantação do projeto foi realizada no dia 13 de setembro.

Para Luiz Donaduzzi, idealizador do Biopark, as instituições de ensino são de grande importância para o desenvolvimento do ecossistema de inovação: “o coração do Biopark tem que ser o ensino e a partir daí conseguimos fazer inovação, desenvolver empresas e a sociedade. O IFPR faz parte de uma estrutura de cinco instituições que se encontram no Biopark já atuando muito ativamente, por meio de parceria em projetos, ou de forma embrionária. São três instituições federais (UFPR, UTFPR e IFPR), a Universidade do Biopark e uma Universidade Internacional – a Université Laval, do Canadá”.

Proposta quer estimular a criação de postos de trabalho na área de TI

A proposta é arrojada: aliar a oferta de educação profissional e tecnológica gratuita com um polo de Tecnologia de Informação e Comunicação, estimulando a criação de postos de trabalho e suprindo a crescente demanda de profissionais com essa formação. A estratégia é aproximar as empresas e startups que atuam neste segmento de reconhecidas instituições de ensino e pesquisa, que trazem as competências e habilidades de servidores especialistas em suas áreas de atuação.

Atuação conjunta de professores e profissionais é diferencial na formação dos estudantes

Na oferta de cursos, a parceria traz um dinamismo bastante evidente: insere a experiência de profissionais que estão atuando no mercado de trabalho no itinerário formativo dos estudantes. Até mesmo a composição do colegiado do curso é múltipla, ou seja, composto por profissionais das empresas, que atuam como mentores e tutores, e dos professores do IFPR Campus Assis Chateaubriand. As visitas técnicas ficam, portanto, completamente integradas aos componentes curriculares, pois as atividades do curso são desenvolvidas dentro do ecossistema Biopark.

Outro diferencial é que a oferta de cursos no Centro de Referência em Toledo poderá ser de fluxo contínuo e com processos seletivos específicos, atendendo às demandas da região assim que identificadas. Não só o ensino sai fortalecido, mas também os projetos de pesquisas e inovação desenvolvidos em parceria.

Centro de Referência trará benefícios para toda a região de Toledo

Para Vicente Sandeski, diretor do Campus Assis Chateaubriand, a instalação do Centro de Referência junto ao Biopark é uma iniciativa muito importante para os estudantes da região de Toledo, que recebem uma formação profissional gratuita, socialmente diferenciada e com chancela do IFPR: “pautada na inovação, empreendedorismo, humanismo e pensamento crítico”, destaca. Além disso, o ganho é muito significativo para as empresas associadas ao Biopark e para o crescimento social e econômico da região.

O professor Renato Lada Guerreiro, coordenador do Centro de Referência, destaca que a aliança entre setor público e privado é de fundamental para o desenvolvimento do país e também para o fortalecimento da atuação do IFPR como agente de transformação social. “Esta parceria abre um universo de possibilidades para inovação no campo da educação, ciência e tecnologia, unindo o melhor da educação federal com o melhor da iniciativa privada”, opina. “Estamos somando forças com o setor produtivo. Essa sinergia tem nos ensinado muito, nos incentivado a melhorar a cada dia”.

 

Com informações do IFPR Campus Assis Chateaubriand e Biopark

Topo