IFPR inicia credenciamento à Funtef-PR – Instituto Federal do Paraná

IFPR inicia credenciamento à Funtef-PR

Nesta quinta (26), o IFPR apresentou à UTFPR e à Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (Funtef – PR) os documentos que iniciam as tratativas de credenciamento do Instituto à Fundação de Apoio.

Os documentos entregues foram a Resolução n.º 58, de 23 de outubro de 2017, que manifesta prévia concordância com a solicitação de autorização da Funtef-PR para atuar como fundação de apoio do IFPR, e a Resolução n.º 59, de mesma data, que dispõe sobre as normas que regulamentam as relações entre o IFPR e as fundações de apoio.

Ambos os documentos foram aprovados pelo Conselho Superior do IFPR (Consup).

A entrega das duas resoluções dá início ao processo de credenciamento do Instituto à Fundação.

Segundo o reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, a expectativa é a de que o credenciamento agilize diferentes processos e projetos institucionais. “Com uma fundação de apoio, conseguiremos avançar mais rápido em diversas frentes, em diferentes processos”, avalia.

O reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, também avalia positivamente essa aproximação. “Vejo possibilidades reais de que essa parceria seja boa para todos nós, porque o custo para se iniciar uma fundação nova não deve ser menor do que meio milhão de reais ao ano, então acho que o momento é este: nunca o IFPR esteve tão perto de nós e todos podemos ganhar com parcerias importantes como esta”, comenta.

A Funtef já desenvolve projetos com o Instituto, como, por exemplo, os processos seletivos para ingresso nos cursos regulares. A Fundação também já atuou no desenvolvimento e realização de concursos públicos. Atuando como fundação de apoio do IFPR, a entidade poderá colaborar ainda mais em outros projetos e processos institucionais.

Presente na reunião que tratou deste assunto, realizada nesta quinta (27) na Reitoria da UTFPR, o pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, Marcelo Estevam, explica que o credenciamento de instituições como o IFPR a fundações já consolidadas é uma tendência no Brasil. “O modelo mais comum, hoje, na Rede Federal, é este que estamos propondo, de associação a fundações de apoio já estruturadas, ou seja, hoje em dia não estão sendo criadas novas fundações”, afirma.

Para o superintendente executivo da Funtef, Humberto Remigio Gamba, a unificação de esforços é importante, tanto para as duas instituições de ensino, pesquisa e extensão como, também, para a fundação. “De forma geral, a associação da fundação a outras universidades é interessante para a redução de custos e otimização de processos”, diz.

Próximos passos

Agora, as resoluções entregues pelos gestores do IFPR à Funtef serão encaminhadas para apreciação e aprovação pelo Conselho Curador da Funtef-PR e pelo Conselho Universitário da UTFPR.