Início notícias IFPR inicia construção de Plano de Logística Sustentável (PLS)

IFPR inicia construção de Plano de Logística Sustentável (PLS)

Foi realizada nesta terça-feira (27) a primeira reunião de trabalho do Comitê Gestor de Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) do IFPR. O encontro marca o início de uma construção que deverá envolver todos os campi do IFPR nos próximos meses.

De acordo com o presidente do Comitê, Renato Luiz do Nascimento, o conceito de Logística Sustentável diz respeito ao processo de coordenação do fluxo de materiais, de serviços e de informações, do fornecimento ao desfazimento, que considera a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico equilibrado.

Nesse sentido, os PLS’s, inclusive o que, agora, começa a ser desenvolvido para o IFPR, são estruturados como ferramentas de planejamento. “Conforme uma instrução normativa do Ministério do Planejamento, esses planos definem objetivos e responsabilidades, além de ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação”, explica.

Os membros do Comitê esperam que o PLS do IFPR estabeleça e potencialize práticas de sustentabilidade, com vistas à racionalização de gastos e processos.

Nas próximas semanas, representantes do comitê deverão realizar reuniões de sensibilização em todos os campi do IFPR. Na sequência, serão criadas comissões locais, que terão o objetivo de realizar a análise e o diagnóstico de ações e projetos de sustentabilidade já existentes, além de indicar ações a serem incorporadas ao PLS do IFPR, entre outras tarefas.

Conforme prevê a portaria que instituiu o Comitê Gestor de Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), o grupo tem o prazo de 180 dias para finalizar o documento.

Legislação

A criação do PLS é uma obrigatoriedade para órgãos como o IFPR. A necessidade de elaboração do plano foi instituída pelo Decreto nº 7.746/2012, que estabelece critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública (Cisap). Além deste decreto, também existe uma instrução normativa (IN º 10/2012), que estabelece regras para elaboração dos PLS’s.

Plano

De acordo com essa regulamentação, os PLS’s deverão conter, no mínimo, informações sobre inventário de bens e materiais do órgão ou entidade e identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição; práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano e ações de divulgação, conscientização e capacitação.