IFPR fomentará discussões sobre programa Future-se – Instituto Federal do Paraná

IFPR fomentará discussões sobre programa Future-se

A Reitoria do IFPR aguarda os posicionamentos oficiais dos fóruns, constituídos no âmbito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), para subsidiar as discussões internas em relação ao programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC).

A intenção é de aprofundar o entendimento sobre a temática e constituir um grupo de trabalho interno, com ampla participação da comunidade, para subsidiar o posicionamento institucional, construído de forma fundamentada e democrática, sobre o assunto.

Dentre os fóruns que discutem o tema no âmbito do Conif está o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), responsável pelas pautas relevantes do ensino no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Debates sobre o Future-se

Lançado em meados de julho de 2019, o programa Future-se estava recebendo contribuições por meio de consulta pública, encerrada no último dia 29. O projeto também está em discussão entre MEC e parlamentares, o que pode implicar em alterações na proposição inicial divulgada pelo Ministério.

Para as instituições, a adesão ao programa é voluntária. Antes, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados. Desde o dia 07 de agosto, na última reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) realizada em Curitiba, os diretores de campus foram estimulados a realizar discussões e estudos sobre o programa Future-se no âmbito de suas unidades junto à comunidade acadêmica.

A posição do IFPR é em defesa da Rede Federal e da educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.