notícias IFPR firma parceria junto ao MEC para oferta de bolsas voltadas para estudantes indígenas e quilombolas

IFPR firma parceria junto ao MEC para oferta de bolsas voltadas para estudantes indígenas e quilombolas

Publicado em

O IFPR firmou junto ao Ministério da Educação (MEC) a adesão ao Programa de Bolsa Permanência, destinado aos estudantes quilombolas e indígenas matriculados em cursos da graduação presenciais. A adesão foi formalizada pelo Ministério em 29 de julho.

O valor da bolsa é R$ 900 e as inscrições para participação no programa podem ser feitas até 30 de agosto, exclusivamente pela internet, na página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência do MEC. 

O IFPR validará as informações prestadas pelos estudantes no período de 31 de agosto a 30 de setembro de 2019 e enviará ao MEC para fins de homologação. O pagamento das bolsas aos estudantes é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A Bolsa Permanência é cumulável com as bolsas e auxílios institucionais do IFPR. A previsão é de que na próxima seleção para o Programa os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica do IFPR também sejam contemplados.

Programa de Bolsa Permanência

Criado através da Portaria nº 389, de 09 de maio de 2013, o Programa de Bolsa Permanência é administrado pelo MEC/IFPR.

Por meio do programa é possível viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas, além de reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil e promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

Todas as informações referentes ao Programa de Bolsa Permanência do IFPR estão disponíveis na página da Assistência Estudantil.

 

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo