IFPR estuda expansão do EaD para novos polos – Instituto Federal do Paraná

IFPR estuda expansão do EaD para novos polos

A modalidade de ensino a distância para cursos de nível técnico vem despontando como alternativa para expansão da oferta de vagas do Instituto Federal do Paraná. Com mais de 50 polos em prefeituras parceiras até o momento, a Diretoria de Educação a Distância (EaD) do IFPR já estuda a criação de mais 20 polos de ensino a distância para oferta de vagas com início das aulas ainda em 2018.

Os cursos EaD do IFPR destinados aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio são viabilizados por meio de parcerias com entidades municipais (na maioria dos casos esses parceiros são as prefeituras), e são ofertados em polos que têm como função abrigar as atividades pedagógicas e administrativas dos cursos.

No Instituto, a expansão dos polos vem acontecendo gradativamente. Cada prefeitura que demonstra interesse recebe as orientações de como proceder e, uma a uma, após acordo de cooperação, vão se tornando polos de EaD do IFPR.

Historicamente, a Diretoria de Educação a Distância sempre trabalhou com fomento externo, atuando com equipes de bolsistas diretamente nos polos, mesmo que estes fossem fora dos campi do IFPR (nas prefeituras).

Para a oferta de vagas 2017-2019, o Instituto trouxe a possibilidade de parceria direta, ou seja, o estudante fica sob total responsabilidade da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEaD) nas questões pedagógicas e de certificação, tendo seus custos subsidiados pela matriz orçamentária da diretoria, sem subsídio de programas como o Pronatec/Bolsa Formação.

Desta forma, a prefeitura do município parceiro, além de fornecer a estrutura física apropriada para os estudantes, arca com as despesas de pagamento do professor que, sob orientação pedagógica do IFPR, atende presencialmente aos alunos no polo, tanto nos encontros semanais quanto em atendimento presencial para dúvidas e correção das atividades propostas.

Atualmente, o IFPR conta com polos EaD em prefeituras parceiras no estado do paraná, além de polos em Ilha Comprida – SP, e Cristalina – GO, para a oferta de vagas 2017/2019. Para as vagas 2018/02, que deve iniciar suas aulas em setembro deste ano, o Instituto estuda um aumento de 40% no número de polos.

Segundo o Diretor-Geral da Diretoria de Educação a Distância do IFPR, Marcos Antonio Barbosa, o espaço de crescimento para o EaD no Brasil ainda é muito grande. “Nossa estratégia é direta – atingir o maior número de municípios através de parcerias com as prefeituras. A modalidade de ensino a distância ofertada pelo IFPR é uma forma prática de ensino para os alunos, para quem trabalha e para quem não tem condições de se locomover diariamente. A criação de novos polos EaD é fundamental, pois a ampliação da oferta dos cursos a distância do IFPR está atrelada a essas parcerias,” ressalta Barbosa.

Confira os cursos EaD ofertados pelo IFPR neste momento:

• Curso Técnico em Administração;
  • Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde;
  • Curso Técnico em Logística;
  • Curso Técnico em Meio Ambiente;
  • Curso Técnico em Segurança do Trabalho;
  • Curso Técnico em Serviços Públicos;
  • Curso Técnico em Vendas.

Em 2017, o Instituto Federal do Paraná encerrou o ano letivo com 19.076 mil alunos em cursos presenciais e 7.667 mil em cursos oferecidos na modalidade a distância.

Mais Informações

Para saber mais sobre o processo seletivo para os cursos técnicos na modalidade a distância oferecidos pelo IFPR, acesse a página da Diretoria de Educação a Distância.