IFPR em números, confira! – Instituto Federal do Paraná

#SomosTodosEducadores

IFPR em números, confira!

Publicado em

Copiado!

Ao longo de uma década de história, o IFPR acumula conquistas, que podem ser acompanhadas na editoria #SomosTodosEducadores aqui do site ou pela página no Facebook. A trajetória da instituição e suas vitórias também podem ser contempladas pelas estatísticas. Algumas delas podem ser conferidas no Portal Nilo Peçanha e Portal Info do IFPR, fontes desta reportagem.

Com um recorte dos anos de 2016, 2017 e 2018, é possível ver a expansão da instituição, que aconteceu de forma mais intensa em 2015.

Comunidade acadêmica em expansão

O número de docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes aumentou no período analisado. Veja nos gráficos abaixo.

IFPR contou com 930 técnicos em 2018

 

Em 2018, 1.299 docentes atuavam nos 25 campi

 

Gráfico crescente de alunos presenciais

RAP e sua importância

Um dos indicadores mais importantes do IFPR é a Relação Aluno-Professor (RAP), que calcula o número de estudantes equivalentes (dado que considera quantidade de alunos, carga-horária e peso do curso) por professor. O Termo de Acordo e Metas do MEC prevê uma meta de RAP 20 para o IFPR, superada já em 2017.

RAP demonstra o aumento dos alunos do IFPR

Permanência e êxito além do acesso

Diversos fatores contribuem para a queda do número de evasão dos estudantes do IFPR. Um deles é a oferta e qualidade dos cursos, que são pensados de acordo com o arranjo produtivo local. Outro ponto é um indicativo do êxito das ações de assistência estudantil no âmbito do IFPR. Em 2015, a taxa alcançava 33,1%. Em 2018, a taxa caiu para 10,6%.

Baixa na taxa de evasão é resultado da qualidade dos cursos do IFPR

Cursos voltados à educação técnica

O artigo 8º da Lei n.° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais, assegura que no desenvolvimento da sua ação acadêmica, os IFs devem garantir o mínimo de 50% de suas vagas para ministrar educação profissional e técnica de nível médio e 20% de cursos de licenciatura. No IFPR são ofertados 71% de cursos técnicos de nível médio e 11,9% de licenciaturas.

Distribuição dos cursos do IFPR em 2019

IFPR parte de uma grande Rede

Esses relevantes dados no Paraná repetem-se por todo país. Isso porque o IFPR faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que conta com 41 instituições no Brasil e quase um milhão de alunos.

Segundo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), 76% dos estudantes da Rede Federal têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Topo