IFPR é um dos finalistas do Prêmio Sesi ODS 2019 – Instituto Federal do Paraná

extensão

IFPR é um dos finalistas do Prêmio Sesi ODS 2019

Publicado em

Copiado!

O Campus Pinhais é um dos finalistas do Prêmio Sesi ODS 2019, agenda formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), na subcategoria Educação Superior, com o projeto “Entre Campos: educação e ciência para conservação“.

O projeto, vinculado ao Campus Pinhais, tem como coordenador Gledson Bianconi e conta com pesquisadores colaboradores dos campi Pinhais e Curitiba do IFPR, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Museu de História Natural Capão da Imbuia (Mhnci), do Instituto Neotropical (Inpcon), da Embrapa Florestas e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

“O projeto visa a valorização de uma importante unidade de conservação nacional, o Parque Nacional dos Campos Gerais, em todas as esferas da vida social: política, econômica, cultural, pública e privada”, comenta Bianconi. “As informações geradas para os mamíferos, anfíbios e peixes do Parque representarão uma adição significativa no escasso entendimento de tendências populacionais na Mata Atlântica, tão importantes para programas de combate à perda da biodiversidade”, finaliza o coordenador. 

Os vencedores do Prêmio serão conhecidos no dia 05 de setembro, durante o Congresso Sesi ODS 2019. Porém, por estar entre os finalistas, o IFPR já obtém o Selo ODS 2019 – na categoria 4 (Educação de Qualidade) ou na categoria 15 (Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade). 

Campus Pinhais tem histórico no Prêmio

O Campus Pinhais também foi finalista do Prêmio Sesi ODS 2017 e ganhador dos selos ODS 4 – Educação de Qualidade, representado pelo projeto de extensão “Morada dos Saberes: repensando educação, ambiente e sociedade” e ODS 15 – Vida Terrestre, representado pelo projeto de pesquisa “Mamíferos e óleos essenciais de frutos: uma ferramenta para restauração florestal”.

Histórico

Iniciado em janeiro de 2018, o projeto Entre Campos: Educação e Ciência para Conservação desenvolve atividades de educação e pesquisa científica sobre o Parque Nacional dos Campos Gerais e seu entorno, a fim de promover a valorização das riquezas socioambientais deste território. 

Conheça mais sobre o projeto e seus participantes.

Topo