IFPR é aprovado em programas de fomento à formação de professores da educação básica – Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná foi aprovado em dois programas de fomento à formação de professores da educação básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na última quarta-feira (16), a Capes anunciou que o IFPR está entre as 281 instituições de ensino superior (IES) que tiveram documentação habilitadano Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). No Programa de Residência Pedagógica, 241 IES tiveram projetos aprovados. Somados, os programas ofertam 90 mil bolsas em de cursos de licenciatura.

Segundo o diretor de ensino superior (Desup) do Instituto Federal do Paraná, Paulo Medeiros, o IFPR teve êxito nesta primeira fase e obteve habilitação nos dois programas da Capes, com 240 vagas para o Programa Residência Pedagógica e 480 vagas para o Pibid.

“Na atual fase, estamos elaborando o Projeto Institucional conforme informações do edital, em paralelo estamos articulados com a Seed/PR, Undime/PR e Secretarias Municipais de Educação, no Fórum de Apoio à Formação Docente Paraná, tendo em vista serem estas que assinarão termo de Cooperação com a Capes e também pelo cadastramento das escolas interessadas em receber residentes”, ressalta Medeiros.

O Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica, que os secretários devem aceitar para que suas redes possam receber residentes, será efetivado na Plataforma Freire até 16 junho. Os secretários de educação municipais e estaduais deverão ter perfil de Secretaria na Plataforma Freire.

O resultado final de ambos os programas será divulgado no final de maio e os projetos têm previsão de início das atividades a partir de agosto. Apenas na divulgação do resultado final será divulgada a quantidade de cotas de bolsa aprovadas para cada projeto.

Programas

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de instituição de educação superior. Além de assegurar a continuidade do Pibid, os editais propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.

Confira os resultados: