IFPR conquista 9 medalhas nos JIFs 2018 em Fortaleza – Instituto Federal do Paraná

IFPR conquista 9 medalhas nos JIFs 2018 em Fortaleza

Chega ao fim a edição 2018 dos Jogos dos Institutos Federais. Foram seis dias, 16 a 21 de outubro, de disputa nas quadras, campos, piscinas e arenas do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza – CE. Com um resumo final de 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 5 medalhas de bronze, essa foi a melhor participação do Instituto nos Jogos Nacionais.

De acordo com o representante da delegação do IFPR nos JIFs 2018, Emilio Rudolfo Fey Neto, a expectativa para este ano era alcançar o maior número de medalhas possível. “Tivemos medalhas em todas as modalidades disputadas. Mantivemos o ouro no arremesso de peso, ganhamos ouros inéditos no tênis de mesa masculino por equipe e xadrez feminino individual, além de uma prata inédita na natação. O judô masculino levou bronze e tivemos ainda dois bronzes no atletismo, um bronze no tênis de mesa individual feminino e outro no handebol masculino”, exalta Emílio.

Campeões do IFPR

No atletismo, o Instituto foi medalha de ouro no arremesso de peso com a estudante do Campus Jaguariaíva, Larissa Misma, medalha de bronze no salto em altura com Thiago Socher, do Campus Colombo, e nos 800 metros com Maria Luiza Alves, do Campus Cascavel.

O IFPR conquistou o primeiro lugar no xadrez feminino individual com Clara Juliatto, do Campus Curitiba, e no tênis de mesa masculino em duplas com Érick Gonçalves e Rosnei Diego do Nascimento, representantes dos campi de Umuarama e Pitanga.

Na natação, a estudante do Campus Foz do Iguaçu, Mariana Fengler, conquistou medalha de prata nos 50 metros costas. Guilherme Henrique Sobral, também do Campus Foz, ficou com o terceiro lugar na competição meio médio de judô masculino.

O Campus Irati levou medalha de bronze no tênis de mesa individual feminino com a estudante Isabella Marques.

O time de handebol masculino do IFPR, formado pelos alunos Gilson Gempka, Alan Morae, Euller da Silva, João Gabriel Nascimento, Marlon Rodrigues, Matheus Sousa, Micael Bellini, Nathan Terto, Pedro Vieira, Vitor Spigel, José Antônio Balestre e Leonardo Santos, também foi medalha de bronze nos Jogos Nacionais.

Sobre os JIFs

Organizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), o evento reuniu 1035 estudantes atletas oriundos de 34 institutos federais das cinco regiões do Brasil. O IFPR participou da fase final da competição com uma delegação composta por 25 atletas de 14 campi, nas modalidades de Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Handebol, Judô e Natação.

A etapa nacional deste ano também foi marcada por ações de inclusão social, com destaque para dois fatos inéditos na história dos Jogos: a participação de atletas com deficiências e da primeira atleta transgênero. O evento foi além das disputas por medalhas. As delegações puderam participar de passeios turísticos, culturais e momentos de descontração e lazer. Outros fatos relevantes foram a cobertura de comunicação e a movimentação econômica em Fortaleza, decorrentes dos Jogos.

Próximos JIFs Nacionais

Em 2019, a competição será realizada no Espírito Santo, mais especificamente em Guarapari, a 45 quilômetros da capital Vitória. Os JIFs de 2019 serão especiais porque marcam a décima edição do evento.

*Com informações do Instituto Federal do Ceará.