IFPR assina protocolo de intenções da Rede de Inovação do Paraná – Instituto Federal do Paraná

IFPR assina protocolo de intenções da Rede de Inovação do Paraná

Desenvolver novas parcerias em inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia. Este é o objetivo do protocolo de intenções da Rede de Inovação do Paraná (Redin), assinado nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

A cerimônia de assinatura, realizada na Reitoria da UFPR, formaliza a criação da Redin – uma rede integrada de universidades e instituições de ensino e de pesquisa destinada ao desenvolvimento da ciência, da inovação, da tecnologia e da cultura.

Segundo o Diretor da Agência de Inovação do Instituto Federal do Paraná, Gutemberg Ribeiro, para o IFPR é uma grande satisfação poder participar da composição da Rede de Inovação do Paraná. “Apesar de muito jovem em termos de idade (10 anos desde a criação do Instituto), são inúmeras as iniciativas do IFPR no que tange à inovação, empreendedorismo, proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e robótica. Sabemos dos custos elevados para acessarmos e nos apropriarmos do conhecimento tecnológico. Desta forma, integrar a Redin vem ao encontro dos anseios organizacionais do Instituto em ampliar as parcerias para alavancar nossa capacidade de aproveitamento efetivo dos recursos humanos, físicos, financeiros e tecnológicos. Temos a convicção de que a troca de experiências e conhecimentos e a junção de esforços propiciará grande desenvolvimento econômico e social ao Paraná e, por que não dizer, ao Brasil”, afirmou Gutemberg.

A Redin tem como propósito fortalecer o processo de cooperação entre os parceiros, na disseminação da cultura acerca da inovação e Propriedade Intelectual, bem como incrementar a atuação conjunta na promoção de Desenvolvimento Socioeconômico do estado do Paraná, propiciando atuar em um regime de cooperação, compartilhando dificuldades e conhecimento, estabelecendo pontes com o setor empresarial, promovendo soluções que o mercado e a sociedade necessitam.

Desse modo, a Redin atuará dentro do modelo de cooperação Quádrupla Hélice, no qual o governo, as empresas, as universidades e a sociedade são agentes de inovação que funcionam em sinergia, a formar um perfeito ecossistema que contribuirá no processo de desenvolvimento tecnológico e econômico do Estado.

Assinaram o protocolo de intenções o reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, os reitores da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, da PUC, Waldemiro Gremski, e da UEPG, Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, além do diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Reginaldo Joaquim de Souza.

Participaram também do evento o diretor e o coordenador da Agência de Inovação do IFPR, Gutemberg Ribeiro e Tadeu Pabis Júnior.