Instituto Federal do Paraná abre seleção de candidatos para compor Comitê de Ética em Pesquisa – Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná torna pública, nesta quinta-feira (23), a Chamada Interna nº 03/2017, que selecionará membros do Instituto interessados em compor o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFPR. As inscrições seguem até 17 de abril de 2017.

A chamada interna tem por objetivo estabelecer normas e procedimentos necessários à seleção de membros titulares e suplentes para compor o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do IFPR.  O trabalho do CEP é fundamental para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Segundo o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, Marcelo Estevam, “o Comitê de Ética em Pesquisa do IFPR representa um avanço para as concepções em pesquisa do Instituto, mostrando que a instituição está comprometida com a excelência e os aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos”.

Esta chamada refere-se ao credenciamento de oito membros titulares e seus respectivos suplentes. Poderão se inscrever servidores efetivos do Instituto, professores e TAEs, representantes das diversas áreas de atuação multidisciplinar da Instituição, com experiência em pesquisa, lotados preferencialmente* nos campi do IFPR da região metropolitana de Curitiba (Curitiba, Pinhais, Colombo e Campo Largo).

De acordo com Estevam, “devido a disponibilidade orçamentária do Instituto, a chamada interna destaca como preferenciais os campi localizados na região metropolitana de Curitiba, porém o objetivo é que o Comitê represente a comunidade do IFPR como um todo”, ressalta.

O mandato dos membros do CEP será de três anos, permitindo recondução, e a renovação será parcial, na proporção de 50% dos membros, para manter a experiência já acumulada.

O candidato deverá encaminhar para o documentação necessária para inscrição:

1. a) Ficha de inscrição (Anexo A);
  2. b) Tabela de Pontuação preenchida com a pontuação (Anexo B);
  3. c) Documentos comprobatórios. Todos os documentos comprobatórios da pontuação deverão estar em arquivo único (.pdf), na sequência de apresentação da tabela, com identificação no canto superior direito qual item refere-se na pontuação.

Os candidatos deverão preencher a Ficha de Inscrição, declarando ciência desta chamada e apresentando ciência do Diretor-Geral quanto a sua inscrição nesta seleção.

Para mais informações, acesse a página de editais da Proepi.

Texto atualizado no dia 27 de março de 2017, às 14h25, com base no edital de Retificação da Chamada Interna nº 23/2017.