I fase da Olimpíada de Robótica de 2017 é realizada em diversos campi do IFPR – Instituto Federal do Paraná

I fase da Olimpíada de Robótica de 2017 é realizada em diversos campi do IFPR

Durante os meses de maio e junho, os campi do Instituto Federal do Paraná realizam atividades com o objetivo de classificar equipes para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Confira alguns desses momentos e acompanhe as notícias dos campi nas respectivas páginas virtuais.

No dia 20 de maio, no Campus Irati, foi realizada a fase I da IV Olimpíada de Robótica do IFPR. Reunindo competidores, pais, alunos e servidores do campus, o evento contou com oito equipes participando nas categorias Resgate, Seguidor de Linha – Lego e Seguidor de Linha – Arduíno. Na categoria Resgate, a equipe Start ficou na primeira colocação, seguida pela equipe Arizoners e pela White Noise. Na categoria Seguidor de Linha – Arduíno, o primeiro lugar ficou com a equipe Bravos. Na categoria Seguidor de Linha – Lego, o primeiro lugar foi para a equipe VGA e o segundo para a equipe Start.

“É muito gratificante ver que o nosso trabalho e treinamento estão valendo a pena. Pretendemos continuar treinando para melhorar cada vez mais o desempenho da nossa equipe”, conta a aluna Andressa Pachalki, integrante da equipe Start.

No dia 24 de maio, em Capanema, o evento teve início com a palestra “A Internet das Coisas”, ministrada pelo professor Robison Brito da UTFPR, mostrando aos alunos como a robótica pode ser utilizada no desenvolvimento de tecnologias de equipamentos como drones, canetas tradutoras e uso de Identificação por radiofrequência (RFID).

Após a palestra, foram realizadas competições nas modalidades Seguidor de Linha (Lego e Arduíno), resgate do pote de melado com controlador, Corrida e Slalow. Complementando o evento, houve exposição de alguns trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do campus, como máquina de suco, ativação sonora de equipamentos elétricos, horta vertical, gerador eólico, modelos didáticos, dentre outros.

“O evento possibilitou colocar em prática vários conhecimentos teóricos aplicáveis para o desenvolvimento de tecnologias a baixo custo, possibilitando a inserção desta temática na dinâmica do campus”, disse o coordenador Cleber Serafin.

Em 25 de maio, no Campus Telêmaco Borba, seis equipes foram desafiadas a preparar robôs capazes de seguir labirintos repletos de obstáculos, simulando um ambiente de tragédia para resgatar pessoas em perigo, representadas por bolinhas de isopor. No mesmo dia, no Campus Avançado Goioerê, duas equipes participaram nas categorias Seguidor de Linha (Pro e Lego), Resgate (modelo OBR) e Cabo de Guerra (Pro e Lego).

Na sexta-feira (26), no Campus Assis Chateaubriand, 10 equipes participaram na categoria Lego, com a equipe R2D2 conquistando a primeira colocação, seguida das equipes Spaces e Jovens Titãs. Os dois primeiros colocados vão representar o campus na 2ª fase.

No Campus União da Vitória, no dia 30 de maio, quatro equipes do curso Técnico em Informática participaram com protótipos nas plataformas Lego e Arduíno, competindo nas modalidades Resgate e Seguidor de Linha. Segundo o coordenador Douglas Lusa Krug, “a olimpíada é uma oportunidade para que os estudantes demonstrem para a comunidade o desenvolvimento tecnológico realizado nos projetos de robótica no decorrer do ano letivo”.

Também no dia 30 de maio, o Campus Avançado Coronel Vivida realizou a etapa local da Olimpíada de Robótica, tendo as equipes Bumbleblee e Meliante como vencedoras.

No Campus Ivaiporã, no dia 31 de maio, foi realizada a competição com robôs seguidores de linha nas modalidades Arduíno e Lego. O evento também contemplou danças, cosplay e brincadeiras envolvendo toda a comunidade escolar. No mesmo dia, no Campus Pitanga, 10 equipes competiram e compartilharam conhecimentos de Robótica, com os servidores participando como juízes e treinadores. A equipe FAFeBrina, composta pelos alunos Fábio Pittner, Felipe Borsuk e Sabrina Correa classificou-se para a etapa estadual. Em Quedas do Iguaçu, os alunos do curso Técnico em Informática participaram de estudos aplicados na área de robótica, além de criarem um robô. O projeto é coordenado pelo professor de Informática Rafael Ferques.

O Campus Jaguariaíva, também no dia 31, tendo como objetivo selecionar uma equipe para participar do VI Se²pin, além de classificar uma das equipes para a fase II das Olimpíadas de Robótica, realizou o seu torneio com a participação das equipes Genisis, Midmonsters e Projeto Archmedes. A Midmonsters conquistou a primeira colocação. No Campus Jacarezinho, 11 equipes participaram da competição nas categorias Seguidor de Linha e Resgate, utilizando as plataformas Lego e Arduíno. O pódio foi composto por três equipes vitoriosas de cada categoria.

No dia 02 de junho, no Campus Cascavel, quatro equipes compostas por alunos do curso de Informática participaram da competição montando robôs Lego e utilizando a plataforma Arduíno. No mesmo dia, o Campus Foz do Iguaçu realizou a competição nas modalidades Seguidor de Linha (Lego Mindstorm e Arduíno) e Resgate (Lego Mindstorm).

Em Umuarama, a olimpíada será realizada no dia 21 de junho.

Durante os meses de junho, julho e agosto, as etapas regionais e estaduais da modalidade prática da OBR estarão acontecendo em todos o Brasil. A final nacional da Olimpíada será de 8 a 10 de novembro na cidade de Curitiba.