Na Reditec, gestores da Rede Federal se posicionam sobre cenário educacional – Instituto Federal do Paraná

Na Reditec, gestores da Rede Federal se posicionam sobre cenário educacional

Terminou nesta terça-feira (27), em Vitória (ES), a 40ª Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O IFPR enviou uma delegação de aproximadamente 20 gestores para o evento, que, neste ano, ocorreu de forma integrada ao WFCP.

Tanto a Reditec quanto o Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês) tiveram como lema “O papel da Educação Profissional no século 21”.

Ao final do encontro, os gestores publicaram um documento no qual se posicionam sobre o cenário educacional brasileiro.

Na Carta de Vitória, os dirigentes se comprometem com a luta pela qualidade da Educação e se manifestam sobre o quadro político do país.

São abordados pelo texto cinco temas: a questão da reforma do Ensino Médio; a PEC 241, que fixa limites de investimentos; o PL 257 que trata de direitos trabalhistas; o quadro orçamentário e financeiro de 2016; e a LOA 2017.

A carta ainda destaca os danos que podem ser causados à Educação Profissional em decorrência deste cenário, defende a Rede Federal enquanto política de Estado e convida a uma mobilização nacional para debater essa conjuntura.

Experiência exitosa
Durante a Reditec, o projeto “Educação Profissional do Campo: o diálogo necessário com os movimentos sociais e a experiência do Pronera” foi apresentado pelo professor João Cláudio Madureira, Diretor-Geral do Campus Campo Largo.

Saiba mais sobre este projeto na matéria “IFPR tem trabalho selecionado para a Mostra de Experiências Exitosas da Reditec“.

Assista ao pronunciamento do Reitor Pro tempore do IFPR a respeito da Carta de Vitória:

Cobertura oficial da Reditec 2016/WFCP 2016.

Carta de Vitória: em defesa da educação pública e dos Institutos Federais.

Com informações da equipe de Comunicação da Reditec 2016/WFCP 2016.