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Gestão Pública 2010

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA- 2ª TURMA

Data de contratação do curso: 20 de maio de 2010

QUEM PODE FAZER?

Servidores Públicos Municipais, Estaduais e Federais com no mínimo, o ensino médio completo.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública é ofertado pelo IFPR – Instituto Federal do Paraná, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e Municípios do Estado, Instituições Estaduais, Instituições Federais, Sindicatos, Associações e Autarquias Públicas, tendo por finalidade a qualificação e atualização do Servidor Público para a realização dos serviços públicos de forma eficaz, contribuindo assim com o desenvolvimento sócio-econômico local e beneficiando a comunidade que contará com servidores mais qualificados para desempenhar suas atividades.

Tem a duração estimada de 27 meses, e ao final o aluno receberá o diploma de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, expedido pelo IFPR – Instituto Federal do Paraná. Vivemos tempos de grandes mudanças e a

Gestão Pública é o reflexo das transformações que ocorrem na sociedade. O nosso desafio é a realização de um curso moderno, que apresenta o conteúdo teórico aliado às novas práticas da Gestão Pública, capacitando nossos alunos à aplicação dos conteúdos estudados, produzindo crescimento pessoal e profissional.

OBJETIVO:
Graduar e elevar a escolaridade média de servidores públicos, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população e contribuindo com o desenvolvimento sócio econômico do Estado do Paraná.

RECEBE DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR?
Ministrado por professores do Instituto Federal do Paraná – IFPR, e professores convidados.

A emissão dos diplomas será pelo INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ/IFPR.

Custo do material didático por aluno – R$ 1.300,00

Inscrições através do Setor da Educação a Distância/IFPR. Pela Internet, consultando o site: http://www.ifpr.edu.br ou enviando mensagem eletrônica para:  assessoria.ead@ifpr.edu.br ou sirlei.branco@ifpr.edu.brTelefones 08006430007 / 35958821/8807

Documentos necessários para viabilizar a contratação do curso.

1° Contrato assinado pelo responsável pela Instituição.
2° Relação nominal dos servidores municipais a serem matriculados, juntando, para cada servidor, CÓPIA AUTENTICADA dos seguintes documentos:
RG (1 cópia);
CPF (1cópia);
Histórico escolar do ensino médio, que comprove conclusão (2 cópias);
Requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado pelo servidor (sem autenticação).

Em seguida encaminhar documentações para o Instituto Federal do Paraná, Aos Cuidados do Diretor Geral da Educação a Distância; Professor José Carlos Ciccarino;

Rua: Alcides Vieira Arcoverde, 1225; Bairro Jardim das Américas; CEP 81520-260; Cidade Curitiba-PR

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Documentos:

Contrato Municípios

Folder – 2ª Edição

Equipamento Telessala

Requerimento de Matrícula

Promoção: Governo do Estado do Paraná

Realização: Instituto Federal do Paraná

 

CARTA ABERTA À COMUNIDADE DO IFPR

Caros(as) Servidores(as) e Estudantes do IFPR,

Nas últimas semanas, o debate em torno do processo deflagrado pelo Conselho Superior e respectiva Resolução aprovada para consulta escolar e acadêmica dos cargos eletivos de Reitor, Vice-Reitor e diretores de campi, conforme ação civil pública Nº 5026957-62.2014.404.7000, interposta contra o IFPR e a União Federal, sendo determinada para cumprimento imediato pela Justiça Federal, por meio de liminar, para a suspensão do mandato de um Reitor eleito e inaugurasse imediatamente a escolha de novos dirigentes, tomou os espaços de debate, democraticamente, no IFPR. No entanto, as legítimas manifestações da comunidade escolar e acadêmica do IFPR, se voltam, nesses dias, prioritariamente, ao debate e ao direito de escolha dos seus dirigentes, no sentimento cerceado pela Resolução proposta, discutida e aprovada na autonomia do seu Consup em 02/09/14. Cabe aqui salientar a dificuldade submetida a este Conselho para o cumprimento da ordem judicial. O Consup é o “órgão máximo, normativo, consultivo e deliberativo...” da Instituição e deparou-se no debate exaustivo dos conselheiros sobre a matéria supracitada por quase 3 horas. A questão central foi em torno da proposição da Resolução para o processo de escolha e as respectivas alterações, durante a discussão, em torno de a) como atender e estabelecer critérios para cumprimento de uma determinação judicial imediata para eleição do cargo inexistente de Vice-Reitor e dos diretores de campi, considerando-se que os campi novos terão seu primeiro processo seletivo regular para 2015, concurso docente e técnico-administrativo para os próximos meses; ou b) o cumprimento da legislação, cabendo consulta, neste momento, somente para os cargos de Reitor e diretor dos campi de Curitiba e Paranaguá e o risco do não cumprimento da determinação judicial. Durante a sessão transmitida, na íntegra, ao vivo, o Consup voltou-se a atender o cumprimento de uma ordem judicial de imediato. Faz-se necessário frisar que o Consup é composto por representantes de professores, alunos, técnicos, representantes externos e da sociedade civil (patronal, dos trabalhadores e do setor público), do MEC, dos diretores gerais, dos pró-reitores e do último ex-Reitor do IFPR, presidido pelo Reitor. Portanto, na reunião do dia 02/09 estiveram presentes 21 conselheiros e o presidente, sem manifestar voto, em um total de 22 pessoas. Dos conselheiros votantes, 18 foram favoráveis, 2 contrários e houve 1 abstenção. Entretanto, pela importância da matéria, isso não representa que o mérito da mesma seja de concordância da comunidade escolar e acadêmica ou que não haja possibilidade de rever atos. Obviamente, há muito que melhorar, até porque é processo educacional de uma instituição nova, com quase 6 anos de trajetória, porque busca-se estruturar, em sua complexidade e necessidades regionais e de cursos, os campi, ao mesmo tempo que inaugura-se a instalação de novas unidades. Cabe aqui, frisar que vivemos um Estado Democrático de Direito, republicano, sendo que a organização institucional está pautada em inúmeros colegiados de curso, comissões, conselhos eletivos (Colégio de Dirigentes de Câmpus, Conselho de Administração e Planejamento, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho Superior) e algumas agremiações estudantis, nos campi, de representação e participação em torno de uma complexidade de relações sociopolíticas indo ao encontro aos anseios de professores, técnicos e estudantes. Portanto, o modo deste gestor conceber os processos educacionais e posicionar-se diante dos mesmos lhe é próprio, mesmo considerando-se o fato de participar de um mandato da atual gestão. Em respeito aos servidores e aos estudantes do IFPR, a discussão em torno da identidade do Instituto, no seu processo legítimo de escolha dos seus dirigentes, não poderia ser ignorada nos debates internos diante dos manifestos, orais ou por escrito, que estão sendo encaminhados à Reitoria. Considerando-se a autonomia do Conselho Superior do IFPR, porém, indo ao encontro e respeitando-se a voz da comunidade escolar e acadêmica na sua relação mútua com a sociedade, razão pela qual há a institucionalidade, no seu direito legítimo de escolha, este Reitor Substituto, regimentalmente, “fará convocação de sessão extraordinária do Conselho Superior do IFPR”, para submeter ao debate a Resolução CONSUP/IFPR n. 19 de 02/09/2014, com plena autonomia do egrégio Conselho, para discussão e possível alteração dos seus artigos e/ou a revogação da mesma e/ou apresentação de outra normativa, se assim for o entendimento de seus membros em sua autonomia propositiva, consultiva e deliberativa. Se, assim for necessário, para substanciar o debate dos conselheiros na reunião extraordinária, estes poderão definir por uma convocação de um “referendum” a toda comunidade escolar e acadêmica do IFPR sobre a referida Resolução no intuito que seja respaldado e garantido o interesse coletivo. Por fim, o cumprimento da ordem judicial será sempre respeitado e mantido, sendo comunicado e justificado os atos ao Juiz por meio da Procuradoria Federal. Peço à comunidade escolar e acadêmica a tranquilidade institucional e a continuidade das atividades escolares e acadêmicas. Sempre à disposição ao diálogo com a comunidade. Cordialmente, EZEQUIEL WESTPHAL Reitor Substituto do IFPR ezequiel.westphal@ifpr.edu.br